Por: João Batista Cavalcante Filho - Teleconsultor Médico
Você sabia?
Que o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo? Estes bancos realizam ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno. Em Sergipe temos Bancos de Leite em Aracaju, Itabaiana e Lagarto. (1,2)
Em 28 de dezembro de 2015 foi instituída, pela Lei Nº 13.227, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, com os objetivos de estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e divulgar os bancos de leite humano nos Estados e nos Municípios (3).
O leite humano (LH) proporciona uma combinação única de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e células vivas, assim como benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos e econômicos reconhecidos e inquestionáveis. Essas qualidades adquirem relevo especial em se tratando de recém-nascidos pré-termo (RNPT), por sua maior vulnerabilidade (4).
Em Sergipe, a Rede de Banco de Leite Humano conta com o Banco de Leite Marly Sarney, localizado em Aracaju e vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – Nossa Referencia Estadual; o Banco de Leite Irmã Pepel, em Itabaiana; O banco de leite Zoed Bitencourt, em Lagarto; e posto de coleta no Hospital Santa Isabel, em Aracaju (2).
A mulher que desejar doar leite materno poderá entrar em contato através do instagram @bancodeleitemarlysarney ou pelo telefone (79) 3226301. A mulher não precisa ir até ao banco de leite, toda a orientação é feita por telefone (2).
A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano divulgou as orientações – um passo a passo – para realizar a doação do leite materno (5):
Passo a passo para realizar a coleta do leite materno
-
Entre em contato com o Banco de Leite para realizar triagem e cadastro.
-
Apresente os exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite ordenhado.
-
O profissional vai te orientar com relação à coleta e armazenamento do LH.
-
Você receberá o material necessário para a extração e armazenamento, inclusive o frasco de vidro com tampa de plástico.
-
Se você ainda não tiver recebido o material do Banco de Leite Humano, lave um frasco de vidro com tampa de plástico, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
-
Ferva o pote e a tampa por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo.
-
Use uma touca ou um lenço na cabeça.
-
Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.
-
Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
-
Lave as mamas apenas com água.
-
Seque as mamas com gaze ou um pano limpo.
-
Massageie os seios com dois ou três dedos espalmados, com movimentos circulares, iniciando pela aréola (parte escura das mamas) indo para o seio todo.
-
Extraia o leite das mamas: coloque o dedo polegar acima da aréola, dedos médio e indicador abaixo da aréola, pressione os dedos para trás, aperte e solte, repetindo esse movimento, sem usar força, posicionando o vidro abaixo do bico do peito.
-
Despreze os primeiros jatos de leite.
-
Inicie a coleta diretamente no pote.
-
Se optar por usar bomba extratora, realize a esterilização do material de acordo com a orientação do fabricante, antes de cada uso.
-
Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.
-
Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez.
-
Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro previamente esterilizado e depois despeje no pote.
-
O leite pode ficar até 10 dias no congelador ou no freezer.
-
No dia agendado o profissional irá buscar o leite na sua casa!
O Banco de Leite está sempre à disposição para ajudá-la!
Em caso de dúvidas entre em contato
SOS 0800 0268877
Referências Bibliográficas:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Banco de Leite Humano. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/banco-de-leite-humano#:~:text=A%20estrat%C3%A9gia%20Banco%20de%20Leite,prematuros%20e%20de%20baixo%20peso. Acesso em: 04 abr. 2023.
2. Governo do Estado de Sergipe. Secretaria Estadual de Saúde. Banco de Leite convoca novas doadoras no mês do novembro roxo. Disponível em: https://www.se.gov.br/noticias/saude/banco_de_leite_convoca_novas_doadoras_no_mes_do_novembro_roxo . Acesso em: 04 abr. 2023.
3. BRASIL. LEI Nº 13.227, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015.. Institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a serem comemorados anualmente. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13227.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.227%2C%20DE%2028,Humano%2C%20a%20serem%20comemorados%20anualmente.. Acesso em: 04 abr. 2023.
4. NASCIMENTO, Maria Beatiz; ISSLEER, Hugo. Aleitamento materno em prematuros: manejo clínico hospitalar. J.Pediatr., Rio de Janeiro, v. 80, n. 5 (sup.), p. 163-71, nov. 2004.
5. Fundação Oswaldo Cruz. Como doar leite materno. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/como-doar-leite-materno. Acesso em: 04 abr. 2023.