26/05 – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica

Você sabia?
O Glaucoma não causa sintomas em seus estágios iniciais, mas o comprometimento progressivo do nervo óptico provoca danos permanentes à visão das pessoas afetadas. De fato, atualmente a doença é considerada a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo (1).

A data de hoje pretende sensibilizar a população para a importância de exames oftalmológicos regulares para a detecção precoce da doença.

Falar sobre o combate ao glaucoma é falar sobre prevenção da deficiência visual por ele causada. Isso requer além da detecção precoce, um acompanhamento regular e contínuo dos casos confirmados, a fim de reduzir o risco de progressão adicional da doença (vigilância acerca do regime terapêutico de colírio, instituição de terapia a laser ou cirúrgica) (2).

Levando-se em consideração que alguns fatores podem ser listados como de maior risco para o desenvolvimento do glaucoma, pessoas com mais de 40 anos, aqueles com histórico familiar de glaucoma, afrodescendentes, hipertensos, míopes, devem ficar mais atentos a avaliações oftalmológicas de rotina (3).

Uma vez diagnosticada, o tratamento da doença baseia-se no controle da pressão intraocular. Em geral, colírios são usados como primeira escolha para iniciar a terapêutica do glaucoma. E é extremamente importante usá-los exatamente como indicado pelo oftalmologista: isso inclui pingar nos horários corretos, rigorosamente todos os dias. Cada dose, todos os dias, pode salvar sua visão (3)!

Lembre-se!

Tratar o glaucoma com sucesso é um esforço conjunto entre você e o seu/a sua oftalmologista. O(a) profissional irá prescrever o seu tratamento, e haverá necessidade de um acompanhamento clínico rotineiro, em geral a cada 3 a 6 meses.
Cabe a você seguir as recomendações médicas e usar o(s) colírio(s) regularmente, além de programar-se para revisões periódicas de sua saúde ocular.

 

Referências Bibliográficas:

1. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As Condições de Saúde Ocular no Brasil. Ed 1. 2019. Disponível em: < https://www.cbo.net.br/publicacoes >.

2. World Health Organization. World report on vision. 2019. Disponível em:

< https://www.who.int/publications/i/item/9789241516570 >.

3. American Academy of Ophthalmology. For Public & Patients. Eye Health A-Z. Glaucoma. Disponível em: < https://www.aao.org/eye-health/diseases/what-is-glaucoma >.