Teleconsultoria

Consulta entre profissionais de saúde da APS e teleconsultores, por meio de meios digitais bidirecionais para impactar no cuidado de saúde com um paciente específico que se encontra geograficamente distante.
Como Funciona?
No formato assíncrono, a teleconsultoria é realizada por meio de mensagens off-line, onde a resposta será produzida em formato de texto em até 72 horas pelos teleconsultores do Núcleo Telessaúde.
Isto acontece através de uma plataforma de tecnologia à distância, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.
Quais são os temas de Teleconsultorias?
Teleconsultoria Clínica
Tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre manejo, condutas e procedimentos clínicos no escopo da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde.
Teleconsultoria de Processo de Trabalho/Coordenação/Gestão
É voltada aos profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde do SUS, realizada por um teleconsultor especialista em Saúde da Família/Saúde Coletiva e visa dar suporte para questões relacionadas à organização do processo de trabalho no âmbito da Atenção Básica.
Teleconsultoria com Intenção de Encaminhamento
Consiste na discussão de um caso no qual o profissional necessita de apoio antes de encaminhar para atendimento à especialidade de referência. Essa modalidade deve seguir os fluxos de acesso ao nível especializado já pactuados com centrais de regulação municipais e/ou estadual.
Quem pode perguntar?
A plataforma está disponível para qualquer membro das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e outros profissionais vinculados à APS/AB ou Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF) e gestores das Unidades de Saúde de Município de Sergipe que estejam cadastrados no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Recomendações: Para realizar sua teleconsultoria faça inicialmente o seu Cadastro.