Por: Ana Lúcia Pacheco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde
VOCÊ SABIA?
DOENÇAS PROVOCADAS PELO BEIJO
São diversas as doenças que podem ser transmitidas através do beijo, a grande maioria são transmitidas por vírus, fungos, bactérias.
Algumas doenças transmitidas pelo beijo da boca.
1-Mononucleose
2-Gripe e resfriados
3-Herpes labial
Em geral, estas doenças são de curta duração e se curam sozinhas, porém em alguns casos, a infecção pode disseminar e gerar complicações atingindo o cérebro.
Quem tem HPV sempre vai transmitir?
Após uma relação sexual, com uma pessoa infectada com o vírus HPV, não significa que, obrigatoriamente ocorreu a transmissão.
1.MONONUCLEOSE:
É conhecida como doença do beijo, causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida facilmente pela saliva, sendo comum após beijar pessoas desconhecidas em festas.
Os sintomas da mononucleose são cansaço extremo mal-estar, dor no corpo e febre que perdura semanas, dor e manchas brancas na garganta e gânglios inchados na região do pescoço.O Diagnóstico é feito através de sinais clínicos e exame de sangue. (pesquisa do vírus Epstein-Barr).
O tratamento é realizado através de repouso, líquidos, analgésicos e antitérmicos.
As medidas de prevenção :
-Evitar compartilhar copos e talheres
-Evitar contato com pessoas infectadas com o vírus da mononucleose
-Evitar beijar pessoas desconhecidas numa festa.
2.GRIPE E RESFRIADOS:
A gripe e o resfriado podem ser transmitidos de pessoa para pessoa por meio da inalação de gotículas quando a pessoa infectada tosse, fala, ou espirra, ou também através do beijo.
Principais Sintomas:
GRIPE:
- Falta de ar
- Febre alta
- Dores no corpo
- Cansaço
- Tosse
- Secreção nasal
RESFRIADO:
- Coceira no nariz
- Irritação na garganta
- Espirros
- Secreção nasal
Obs: A maioria das pessoas não apresenta febre ou apenas febre baixa.
TRATAMENTO:
O tratamento é sintomático, com o uso de analgésicos e antitérmicos, para alívio da dor e febre.
PREVENÇÃO:
1- A melhor prevenção é através da vacina da gripe, administrada anualmente para os grupos mais vulneráveis, crianças, idosos, grupos imunossuprimidos;
2- Lavar sempre as mãos com água e sabão;
3- Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;
4- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas;
5- Manter ambientes bem ventilados;
3.HERPES LABIAL:
O Herpes Labial é uma infecção viral causada pelo vírus herpes simples, transmitida através do contato com a saliva ou mucosa da pessoa infectada pelo vírus (beijo, copos, talheres, canudos).
Sintomas:
Surgimento de bolhas pequenas e doloridas nos lábios, gengivas, língua, céu da boca, interior das bochechas, nariz.
A porcentagem de pessoas com herpes labial no Brasil, afeta cerca de 80%,segundo dados do Ministério da Saúde. O profissional mais indicado para tratar a herpes labial é o Dermatologista. O diagnóstico pode ser clínico ou através de biópsia.
Prevenção:
Evitar beijar as pessoas assim, que sentirem o primeiro formigamento ou quando aparecer alguma bolha, até que a ulceração esteja totalmente cicatrizada. Além disso, essas pessoas não devem compartilhar utensílios, tocar nos lábios e fazer sexo oral.
Tratamento:
As bolhas e o ardor geralmente desaparecem entre uma e duas semanas. São usados medicamentos tópicos e via oral para ajudar a aliviar o desconforto causado pela infecção ativa, além de ajudar os sintomas a desaparecerem mais rapidamente.
Referências Bibliográficas:
- 1. Boletim epidemiológico da raiva. Governo do Estado do Ceará. (Internet)15/05. Boletim 1-TUASAUDE.DOENÇAS INFECCIOSAS.Doenças Transmissíveis pelo beijo.TuaSaude.Disponível Em:TuaSaude.com/doenças-transmitidas-pelo-beijo.
- 2. Ministério da Saúde.GripeseResfriados.Brasil.BibliotecaVirtual Saúde.Disponivel Bvsms.saude.gov.br.GripeseResfriados.acessoem.06/03/2023