A VACINAÇÃO

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

* Vanessa Tavares de Gois Santos  – Teleconsultora odontóloga – Núcleo de Telessaúde Sergipe
 

VOCÊ SABIA?

A primeira vacina foi criada em 1796 por Edward Jenner, que conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Para isso, Jenner extraiu pus de uma lesão na mão de uma ordenhadora que havia contraído a forma bovina da varíola e inoculou essa secreção em um garoto, que desenvolveu a forma branda da doença. Após quase dois meses, Jenner inoculou no mesmo garoto a secreção retirada de uma lesão provocada pela varíola humana. O menino não desenvolveu a doença, pois estava imune. Surgia aí a primeira vacina (1).

     No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação (1).

     Atualmente, o Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo, com a distribuição de mais de 300 milhões de doses de imunobiológicos anualmente. O Programa Nacional de Imunização (PNI) conta com 37 mil postos públicos de vacinação de rotina em todo o País, sendo que em campanhas realizadas anualmente este número chega até 50 mil postos e 51 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) (2).

     Por meio de campanhas nacionais, o Ministério da Saúde visa atingir diferentes públicos-alvo em ações direcionadas para prevenção de algumas doenças, por exemplo, gripe, poliomielite, sarampo, etc.

     No mês de outubro de 2020, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis, especialmente para a prevenção da poliomielite e do sarampo. A campanha será realizada de 5 a 30 de outubro. Cerca de 11,2 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a poliomielite. A meta do Ministério é atingir, no mínimo, 95% desse público-alvo. Desde 1990, não há casos da doença no Brasil e o objetivo é manter essa marca (3).

     Fique atento ao calendário vacinal do seu filho (a), não descuide! O simples ato de vacinar pode livrá-lo (a) de doenças importantes! Diga sim à vacinação! É seguro, é preservar a vida!

*Veja também:

– Cartilha de Vacinas – Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf

– Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf

 

Referências

  1. 1. Blog Mundo Educação. Datas comemorativas. 17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/17-outubro-dia-nacional-vacinacao.htm
  2. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Notícias. Ministério da Saúde alerta para importância da vacinação mesmo durante a pandemia. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/06/ministerio-da-saude-alerta-para-importancia-da-vacinacao-mesmo-durante-a-pandemia
  3. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Notícias. Campanha Nacional de Multivacinação começa no dia 5 de outubro. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/10/campanha-nacional-de-multivacinacao-comeca-no-dia-5-de-outubro