Pela Enf.ª Érika Félix de Carvalho Castro (Enfermeira)
Você Sabia?
As doenças cardiovasculares são mais comuns nos homens.
De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, assim como no mundo, as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito. No Brasil, esta doença corresponde a 30% das mortes, sendo a população masculina mais acometida.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em 2017, no Brasil, considerando a faixa etária de 20 a 30 anos, para cada mulher, quatro homens morrem. No estado de Sergipe, na faixa etária dos 20 aos 29 anos, para cada mulher que vai a óbito, cinco homens morrem, tendo estatística mais crítica dentro dessa faixa etária em decorrência das doenças cardiovasculares. Esta realidade, torna-se menos intensa quando confrontado com a faixa etária de idade dos 20 aos 59 anos, pois neste caso, a taxa é de uma mulher para três homens.
A SES noticiou também sobre informações dos indicadores que sendo sedimentadas por Região de Saúde em Sergipe, apresenta a taxa de mortalidade mais alta na faixa etária de 50 a 59 anos. Tendo em média 9,8 óbitos masculino na soma das estatísticas regionais, dentro desta faixa etária de idade.
As Doenças Cardiovasculares, grupo de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, podem ser congênitas ou provocadas. Entre as mais comuns estão: a coronariana, arterial periférica, cardíaca reumática, cardiopatia congênita, cerebrovascular, trombose venosa e embolia pulmonar.
Fatores de Risco
Para reduzir o índice de mortalidade é necessário conhecer os fatores de risco para assim conseguir evita-los, os principais na população masculina, entre outros, são:
- -Tabagismo; 
- -Etilismo; 
- -História Familiar; 
- -Dietas Inadequadas: 
- -Sedentarismo; 
- -Estresse e Depressão. 
Prevenção
É necessário adquirir hábitos saudáveis, para prevenir as patologias cardiovasculares, dentre eles podemos citar:
- -Ingerir alimentos saudáveis como frutas e vegetais; 
- -Reduzir o uso de sal; 
- -Evitar o uso de bebidas alcoólicas; 
- -Fazer exercício frequentemente; 
- -Controlar o peso; 
- -Procurar maneiras de diminuir o estresse; 
- -Realizar acompanhamento médico. - Sintomas - É importante ficar atentos as alterações em nosso organismo, caso surja sintomas, é necessário buscar imediatamente ajuda médica. - Ataque Cardíaco: - -Dor ou desconforto no peito; 
- -Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas; 
- -Falta de ar; 
- -Palidez; 
- -Fraqueza; 
- -Náuseas e vômitos, dentre outros. 
 - Acidente Vascular Cerebral: - -Dor de cabeça intensa sem causa evidente; 
- -Dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo; 
- -Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação; 
- -Desmaio ou inconsciência, dentre outros. 
 - Exames para Diagnóstico - -Laboratoriais; 
- -RX de tórax; 
- -Tomografia computadorizada; 
- -Eletrocardiograma; 
- -Ressonância magnética; 
- -Cintilografia; 
- -Teste de esforço; 
- -Ultrassonografia; 
- -Cateterismo Cardíaco, dentre outros. 
 - Tratamento - O médico irá escolher o método de tratamento mais adequado, após investigação minuciosa, de acordo com a história clínica do paciente, levando em consideração a individualidade de cada indivíduo, analisando caso a caso, com todas as suas particularidades e comprometimento da saúde do paciente. A terapia pode ser através do uso de medicamentos específicos, e/ou por intervenções não medicamentosa, podendo ser utilizado os métodos associados, outro tipo é por meio da cirurgia. 
Referências Bibliográficas:
CARDIÔMETRO. ‘Cardiômetro’ alerta sobre o número de mortes por doenças do coração. Cardiometro.com.br, s.d. Disponível em: http://www.cardiometro.com.br/sobre-o-cardiometro.asp. Acesso em: 18 nov. 2024.
CLÍNICA CÉU. Quais os principais exames que detectam doenças cardiovasculares? Clinicaceu.com.br, s.d. Disponível em: https://www.clinicaceu.com.br/blog/quais-principais-exames-detectam-doencas-cardiovasculares. Acesso em: 18 nov. 2024.
GOV. Doenças cardiovasculares: Principal causa de morte no mundo, pode ser prevenida. Gov.br, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/09/doencas-cardiovasculares-principal-causa-de-morte-no-mundo-pode-ser-prevenida. Acesso em: 18 nov. 2024.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Doenças Cardiovasculares. Paho.org, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares. Acesso em: 18 nov. 2024.
SECRETARIA DO ESTADO DE SERGIPE. SES alerta para a necessidade de o homem cuidar melhor da saúde. Gov.br, 2017. Disponível em: https://saude.se.gov.br/ses-alerta-para-a-necessidade-de-o-homem-cuidar-melhor-da-saude. Acesso em: 18 nov. 2024.

 
					 
					




