Dia Nacional de luta contra o Reumatismo

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

Pela Enf.ª Lays Ferraz (Enfermeira Teleconsultora) 

Você sabia?

Reumatismo não é uma doença, mas um conjunto de mais de 200 enfermidades que que são conhecidas como doenças reumáticas.

O Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, 30 de outubro, ressalta a importância das doenças reumáticas, muito prevalentes, acometendo grande parte da população. São problemas que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas têm algum tipo de doença reumática, sendo que entre as mais comuns estão: artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, osteoporose, tendinites, bursites e fibromialgia. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

O reumatismo não acomete apenas idosos, devido ao desgaste do aparelho locomotor. Crianças, adolescentes e jovens podem ser diagnosticados com alguma doença reumática. Elas se apresentam como inflamações e geralmente associadas a importante comprometimento da qualidade de vida. Entre as principais doenças na infância estão a Artrite Idiopática Juvenil, a Febre Reumática, a Vasculite por IgA, a Doença de Kawasaki, o Lúpus Eritematoso Sistêmico juvenil, a Dermatomiosite juvenil, as febres periódicas e a Fibromialgia juvenil.

Os sintomas podem ter intensidade leve, moderada ou severa. Às vezes incomodam mais em determinadas épocas como no inverno, por exemplo, depois desaparecerem. Podem passar anos com as mesmas características ou piorar com o tempo. Dessa forma, reumatismo designa um grupo de doenças que podem acarretar dores crônicas, incapacidade de executar atividades diárias, como andar, subir escadas, tomar banho, trocar de roupa, preparar refeições e realizar diversos tipos de ocupações, trazendo limitações temporárias ou danos permanentes às articulações e consideráveis prejuízos à qualidade de vida.

O reumatismo não tem cura, mas o diagnóstico precoce é de suma importância para o início do tratamento e controle da doença. O reumatologista pediatra irá orientar o paciente e a sua família quanto ao melhor tratamento a ser realizado.

Diagnóstico e Tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Pode ser uma doença reumática. O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos). Por isso, é fundamental a combinação de serviços de saúde da atenção básica com os serviços de outros especialistas da Rede de Atenção à Saúde.

Referências Bibliográficas:

BRASIL, Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Dia Nacional de Luta contra

o reumatismo. Disponível em; http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2839-30-10-dia-

nacional-de-luta-contra-o-reumatismo. Acessado em 06/10/24.

SBR- Sociedade Brasileira de Reumatologia. Doenças Reumáticas. Disponível em:https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/. Acessado em: 09/09/24.