31 de Março: Dia da Saúde e Nutrição

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por:  Lays Ferraz da Silva Rocha - Teleconsultora Enfermeira 

Você sabia?O “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição”, comemorado no dia 31 de Março, é um incentivo à percepção da interligação entre alimentação saudável e processo de saúde, possibilitando o debate de práticas nutricionais e a relevância de políticas públicas preventivas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada a principal porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento de ações educativas intervindo no processo saúde/doença da população, uma vez que, aproxima os profissionais de saúde ao território, ampliando o campo de intervenções, como por exemplo a realização de ações de educação nutricional para a promoção da saúde (França & Carvalho, 2017).

O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral.

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se caracteriza como um campo de ação multiprofissional, intersetorial e transdisciplinar, na qual busca desenvolver a autonomia dos indivíduos de forma voluntária a hábitos alimentares saudáveis, através do conhecimento e aprendizado contínuo e permanente, utilizando ferramentas educacionais problematizadoras e ativas em todas as fases dos ciclos da vida (Brasil, 2012).

Saúde e Nutrição são indissociáveis, para termos saúde precisamos nutrir o nosso corpo de forma adequada. Comer bem e com qualidade é uma maneira muito simples de usar a nutrição a seu favor. É evidente a crescente importância de ações envolvendo educação alimentar e nutricional no contexto da promoção da saúde e da alimentação saudável, destacando-se como uma estratégia imprescindível para a prevenção e o controle de problemas nutricionais.

Referências Bibliográficas :

Brasil. (2012). Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas.Brasília: Ministério da Saúde

_____. (2018). Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional: Relatório do consumo alimentar de crianças no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde.

França,C. J. & Carvalho, V. C. H. S. Estratégias de educação alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde: Uma revisão de literatura. Saúde em Debate, v. 41, p. 932-948, 2017