18/02 – Dia Internacional Autismo Nível I

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Por: Ana Lúcia Pacheco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde

VOCÊ SABIA?
O nome Síndrome de Asperger foi substituído por Nível I do TEA (Transtorno do Espectro Autista), classificado como um quadro mais leve e funcional do espectro do autismo.
Comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger desde o ano de 2007. A data de 18 de fevereiro é aniversário de Hans Asperger, pediatra austríaco que deu nome à Síndrome. A partir de 2013, a Síndrome passou a ser conhecida como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e atinge cerca de 2% da população.
O objetivo da data é conhecer a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade, sensibilizar a população para esta doença, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem.
As pessoas que apresentam Autismo Nível I diferente do Autismo clássico, não apresenta comprometimento intelectual e atraso cognitivo.
No autismo leve, a pessoa costuma ter dificuldade para fazer amizades.(1)

CONCEITO DE AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista(TEA) é uma condição psicológica, caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal além de padrões de comportamento repetitivo e interesses restritos.(1)

 

SINTOMAS DO AUTISMO NÍVEL I


-Uso repetitivo da linguagem, bastante formal;

-Dificuldade em manter o contato visual;

-Interesse intenso a temas específicos;

-Dificuldade para entender linguagem corporal;

-Incapacidade de entender expressões de “senso comum”;

-Movimentos motores descoordenados e repetitivos;

-Dificuldade de interação social;

-Em momentos de discussão fala sempre em voz alta;

-Alterações de comportamentos, como manias, apego excessivo a rotinas; agressividade, automutilação, gritos, hiperatividade,

– Habilidade cognitiva acima da média;

-Não apresenta alteração de aprendizado.(1)

DIAGNÓSTICO DO AUTISMO NÍVEL I

A confirmação do diagnóstico é feita pela avaliação do paciente por um ou mais médicos especializados em TEA, com ajuda de testes, e equipe multidisciplinar composta pelas áreas de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.(2). A partir das informações obtidas na conversa com a pessoa e os seus cuidadores e do comportamento observado durante os testes, os médicos vão definir a classificação dentro do espectro.(2)

TRATAMENTO DO AUTISMO

O principal objetivo do tratamento da pessoa com TEA é ensinar a participar de modo ativo e independente nas atividades de vida diária. São necessárias as intervenções comportamentais e educacionais; Para o comportamento agressivo, as intervenções medicamentosas podem ser uma opção.

O tratamento deve ser multidisciplinar, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos e professores.(3)

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Quando você recebe o diagnóstico do seu filho, o autismo parece um labirinto. Mas quando você o aceita, a saída é fácil.

Gretchen Stipp


Referências Bibliográficas:

  1. 1. BibliotecaVirtualemSaude.bvms.saude.gov.br.18/02.DiaInternacionaldaSindromedeAsperger.Brasil.Ministeriodasaude.https://bvsms.saude.gov.br/18-02-dia-internacional-da-sindrome-de-asperger-2/#:~:text=A%20S%C3%Adndrome%20de%20Asperger%20%C3%A9,comportamento%20repetitivos%20e%20interesses%20restritos.acesso16/01/2023.

2. EscolaPaulistadeEnfermage/Unifesp.Sp.unifesp.br.SindromedeAsperger.ConhecerparaCompreender.SãoPaulo.EscolaPaulistadeEnfermagem/Unifesp.DepartamentodeSaudePublica. https://sp.unifesp.br/epe/desc/noticias/síndrome-de-asperger-conhecer-para-compreenderacessoem:20/01/1023

3. MinistériodaSaude.www.gov.brsaudehttps://www.gov.br/saudecomportamentoagressivonotea.brasil.SecretariadeAtençãoEspecializadaàSaude,2022.Disponívelem:/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/arquivos/2022/portal-portaria-conjunta-no-7-2022-comportamento-agressivo-no-tea.pdf.acessoem:27/01/2022.