DEZEMBRO LARANJA – PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Ana Lúcia Pacheco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde

VOCÊ SABIA?
– O Câncer de Pele é o Tumor mais comum no Brasil.
– Quando descoberta no início a doença tem mais de 90% de chance de cura.
– 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.
– 180 mil novos casos de Câncer de Pele a cada ano.

Dezembro Laranja 2021

 

A Campanha do Dezembro Laranja 2021, tem como tema Adicione mais Fator de Proteção ao seu Verão e lembra que é preciso conciliar prevenção ao coronavírus e proteção para evitar o câncer de pele na estação do calor.

Neste Verão, devido a queda nos Índices de Morbidade e Mortalidade, relacionados à Covid19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia tem a preocupação no aumento do número de pessoas que frequentam as praias e espaços abertos recomendando que sigam as orientações sanitárias, assim como as medidas de prevenção contra o Câncer de pele.(2)

Câncer de Pele é o tipo de Câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele formando um tumor. Os tipos mais comuns são os carcinomas baso celulares e os espinocelulares que atinge as camadas superficiais da pele; o melanoma atinge as camadas mais profundas da pele sendo mais raro, podendo levar a óbito. (1)

FATORES DE RISCO: é importante frisar que ter um ou vários fatores de risco, não significa que você vai ter a doença.

1 – Exposição à radiação ultravioleta(UV) – a luz solar é a principal fonte dos raios UV.

2 – Sinais: os de nascença são benignos principalmente se forem pequenos. As pessoas com muitos desses sinais maiores, de forma e cor anormal, tem um risco maior de desenvolver o melanoma.

3 – Pele clara, sardas e cabelos claros, o risco do melanoma em brancos é maior que em pretos.

4 – Histórico familiar, em torno de 10% dos melanomas tem origem familiar da doença.

5 – Histórico Individuais, pessoas que tiveram melanoma uma vez, corre mais risco de ter novo melanoma.

6 – Imunossupressão, pessoas com o sistema imunológico comprometido, possui um risco aumentado de melanoma (pessoas infectadas com o vírus da AIDS, pessoas com órgãos transplantados).(2)

SINAIS E SINTOMAS: A melhor forma de identificar qualquer alteração na pele é observar todo corpo, incluindo as costas, atrás das orelhas, cabeça e também a planta dos pés; Importante fazer esse alto exame sempre se olhando no espelho.

1- Manchas, sinais ou pintas irregulares, que mudam de tamanho: maior que 6 mm;

2- Forma: se a metade da lesão for diferente da outra;

3- Cor: se o sinal, pinta ou mancha tem diferentes cores como preto, marrom e vermelho;

4- Feridas que não cicatrizam a mais de 1 mês, que continua a crescer, apresentando coceira, crostas erosões ou sangramento.

Estas características podem ser observadas em casa mas o diagnóstico é feito pelo médico dermatologista.(3)

PREVENÇÃO: Devemos evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas.

– Usar chapéus, bonés, óculos escuros;

– Usar filtro solar fator no mínimo 30, camisa de manga longa e calça comprida, em ambientes abertos;

– Procurar lugares com sombra;

– Usar filtro solar próprio para os lábios;

– As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.(3)

DIAGNÓSTICO: A Pessoa que encontrar um sinal suspeito de, deve ir ao médico para ser avaliado. O diagnóstico geralmente é feito pelo Dermatologista. Pode ser necessário em alguns casos o exame que permite visualizar algumas camadas da pele não vistas a olho nu, em outros casos é necessário a biópsia(3)

TRATAMENTO: O tratamento mais indicado é a cirurgia. A depender do estágio do Câncer utiliza a radioterapia e a quimioterapia. Com o avanço da ciência, o melanoma é tratado com novos medicamentos. O objetivo do tratamento da doença avançada, tem como meta, adiar a evolução da doença, oferecendo uma vida mais longa(3)

Assim, como afirma a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”! Cuide-se!

 

Referências Bibliográficas


1. Brasil, Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde. Dezembro Laranja campanha reforça cuidados contra o câncer de pele. https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-laranja-campanha-reforca-cuidados-contra-o-cancer-de-pele/

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Adicione mais fator de proteção ao seu verão. Dezembro Laranja.https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/sobre/

3. Brasil, Ministério da Saúde, INCA, Instituto Nacional de Câncer. https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma.