Aproximar mais o preposto ao serviço prestado à população dos municípios. Esse foi o objetivo do “1º Encontro de Acolhimento ao Preposto”, realizado nesta sexta-feira, 23, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Centro de Atenção à Saúde do Estado de Sergipe (Case), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa). A assistência aos usuários do Case é feita através do Serviço de Atendimento ao Preposto (SAP), no qual 74 municípios sergipanos estão cadastrados.
Os Prepostos são representantes dos pacientes dos municípios que fazem a retirada dos medicamentos para entregar aos usuários, com o objetivo de facilitar a logística do paciente para receber os insumos. Devido à pandemia, o serviço não está com atendimento presencial para evitar circulação de muitas pessoas e aglomeração. A coordenadora do Case, Jéssica Santos, afirmou que “receber o medicamento no próprio município é mais confortável e seguro para o paciente”.
Ainda segundo a coordenadora, os prepostos são parceiros do Estado junto aos Municípios e têm uma função muito
importante nessa situação de pandemia, pois é o meio de aproximação com os pacientes, o que possibilita essa assistência. “O Encontro foi um momento muito rico de troca de conhecimento e construção de uma visão cada vez mais preparada para atender aos usuários. Estamos desempenhando e buscando as melhores possibilidades para concretizar um trabalho mais eficiente e eficaz. Enquanto gestão, agradecemos essa parceria”, ressaltou Jéssica.
De acordo com a farmacêutica e gerente de Farmácia do Case, Cristiane Oliveira Costa, com novos municípios cadastrados, o evento buscou aproximar o SAP ao profissional que leva os medicamentos aos pacientes, além de apresentar o funcionamento do serviço, como esclarecimentos dos fluxos de atendimento (ferramentas utilizadas no SAP, horários, agendamentos), e garantir a qualidade de medicamento até o paciente. “Devido à pandemia, esses Municípios tiveram que se readequar rapidamente para evitar que esses pacientes se deslocassem até Aracaju. Iniciamos essa logística entre março e abril de 2020. Hoje temos 100% dos municípios com esse atendimento”, afirmou.
Na oportunidade, a fisioterapeuta e gerente do setor de OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), Diana Guerra, destacou a importância do preposto no transporte dos materiais. “O preposto tem um papel fundamental. Ele precisa estar bem preparado e saber o que está levando ao paciente. Nós temos cadeiras, muletas, bengalas, órteses e próteses sob medida, próteses oculares, próteses mamárias, óculos, entre outros. É uma diversidade de materiais. Por isso o preposto deve estar bem organizado para diferenciar o material e garantir que essas peças cheguem com segurança. Se o preposto for bem atuante, contribui para que nosso serviço seja ofertado com qualidade ao paciente, pois ele traz uma expectativa de alguém que não estamos vendo”.
Data da Realização da Webpalestra: 23/04/2021
Fonte: Funesa






