Por: Ana Lúcia Pachêco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde
VOCE SABIA?
O SUS disponibiliza tratamento para o câncer de mama em Hospitais especializados.
Em Sergipe o Hospital de referencia em Oncologia é o HUSE- Hospital de urgência de Sergipe.
Estimativa de novos casos em 2021: 66.280 (INCA)
O CÃNCER DE MAMA acomete também os Homens, mas é raro representando menos de 1% do total de casos novos.(1)
São direitos dos pacientes oncológicos;
*Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
*Saque do Programa de Integração Social (PIS), e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público(PASEP);
*Auxílio – Doença;
Afastamento do Trabalho.(5)
O Outubro Rosa é um movimento Internacional, criado em 1990, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização do que é o Câncer de Mama reduzindo a doença e consequentemente as mortes.
Em 2021, a campanha tem como objetivos principais a prevenção primária (ações para reduzir os fatores de risco) e a detecção precoce do Câncer de Mama.(4)
O Câncer de Mama é uma doença causada pelo crescimento e multiplicação anormal e descontrolada das células. Se não for tratado causa doença grave e o paciente pode vim a óbito. Estas células também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. Na maioria dos casos, as células cancerígenas formam um tumor. (1)
Os fatores de Risco para o Câncer de mama aumentam com a idade(após os 50 anos); a genética, entre 5 a 10% dos casos, geralmente antes dos 40 anos; Obesidade Pós-Menopausa; Álccol e fumo; Alimentação Rica em Gorduras; Sedentarismo; Uso TRH- Terapia Reposição Hormonal.(2)
Os sintomas mais comuns são o aparecimento de nódulos geralmente sem dor, duros e irregulares; mamas inchadas semelhante à casca de laranja; pele da mama irregular e com retração; inversão e dor no mamilo; na pele da mama vermelhidão e descamação; secreção sanguinolenta ou translúcida saindo do mamilo; nódulo nas axilas. (2)
O diagnóstico do Câncer de Mama, quando descoberto no início, em grande parte dos casos, aumenta as possibilidades de tratamentos menos agressivos e aumenta as taxas de cura.
O rastreamento e diagnóstico das lesões de mama é feito com base no exame clínico das mamas (realizado por um profissional de saúde treinado) a partir dos 40 anos anualmente e no resultado de exames de imagens, como a mamografia bilateral, realizada em mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos e a ultrassonografia mamária para mulheres a partir dos 25 anos com alto risco. Podem ser realizados também a ressonância magnética e biópsia para a confirmação diagnóstica.
O Tratamento do Câncer de Mama depende da extensão da doença e das características do Tumor.
Os tipos de tratamentos são:
Tratamento Local- cirurgia e radioterapia;
Tratamento Sistêmico- Quimioterapia, hormonoterapia e terapia biológica. (3)
Se o Câncer de Mama for detectado precocemente, as chances de cura é de 90% e o tratamento menos agressivo. Hábitos saudáveis diminui 28% a chance de ter câncer de mama. Acompanhamento médico frequente e exames periódicos são necessários para o rastreamento e diagnóstico precoce evitando disseminação das células cancerígenas e morte.
EU CUIDO DA MINHA SAÚDE TODOS OS DIAS.
E VOCE?
REFERÊNCIAS:
1.BRASIL.InstitutoNacionaldeCâncer-INCA-M.S.(Internet).2021
Câncer de Mama-versão para profissionaisda saúde.disponível
em:https://www.inca.gov.br/tipos-de-câncer/câncer-de-mama/
profissional-de-saúde.
2.CRUZ,Oswaldo Hospital Alemão (Internet).2020Câncer de Mama: Fatores de RISCO, Sintomas, Diagnóstico.Disponível em:https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/notícias/câncer-de-mama-fatores-de-riscos-sintomas-e-diagnostico/
3.BRASIL.InstitutoNacionaldeCâncer-INCA-MS.(Internet).2021
Disponívelem:https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/ações-de-controle/tratamento
4.BRASIL,InstitutoNacionaldeCâncerI-INCA-MS.(Internet).2021
Disponívelem:https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce
5.BRASIL.Instituto Nacional de Câncer-INCA. (Internet)5ªed.
- disponível em: https://www.inca.gov.br/publicações/car
tilhas/direitos-sociais-da-pessoa-com-câncer-orientações-aos
usuários






