23/09 – Dia de Combate ao Estresse

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Vanessa Tavares de Gois Santos -  Teleconsultora Odontóloga

Você sabia?
Dados da Pesquisa Stress no Brasil, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Estresse, mostra que 52,28% dos entrevistados dizem ter ou já terem recebido o diagnóstico de estresse (1). Além disso, 72% dos brasileiros sofrem com estresse no ambiente de trabalho.

 

O estresse se caracteriza como uma reação natural do organismo que ocorre quando situações de perigo ou ameaça são vivenciadas.

Esse mecanismo coloca o indivíduo em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas (2).

A data comemorativa fixada em 23 de setembro visa ampliar a discussão sobre o tema, a fim de aumentar a conscientização sobre o auto-cuidado em saúde mental.

O estresse também pode ser uma porta de entrada para outros problemas e doenças, já que não está apenas associado a fatores externos, como pressão na escola, faculdade ou trabalho e também a fatores internos como a capacidade de lidar com tais situações adversas.

A maneira como cada indivíduo lida e reage às emoções do dia a dia, seja alegria, decepção, tristeza, raiva ou medo, depende das suas habilidades e recursos internos, que podem ser desenvolvidos a qualquer momento (1).

Durante as epidemias, o número de pessoas cuja saúde mental é afetada tende a ser maior que o número de pessoas afetadas pela infecção. Tragédias anteriores mostraram que as implicações para a saúde mental podem durar mais tempo e ter maior prevalência que a própria epidemia e que os impactos psicossociais e econômicos podem ser incalculáveis se considerarmos sua ressonância em diferentes contextos (3,4).

Sintomas emocionais do estresse incluem: tensão, irritabilidade, incapacidade de se concentrar, sensação de cansaço, problemas para dormir. Sintomas físicos podem incluir: boca seca, coração disparado (taquicardia), dor no estômago, dificuldade para respirar corretamente, dores de cabeça, suor nas mãos, tensão muscular (5).

 

Como lidar com o estresse?

– Pratique exercícios;

–  Alimente-se de forma saudável;

– Use exercícios de respiração para relaxar. Bloquei uma das narinas inspire pela outra por quatro segundos, deixe o ar em seus pulmões por mais quatro segundos, inspire em quatro segundos, deixe seu pulmão vazio por mais quatro segundos, repita este exercício por três minutos;

– Preste atenção a seus pensamentos, o que você tem dito a você mesmo? Tem se autocriticado e depreciado: “Você é burro mesmo. Eu nunca ficarei bem!” ou tem sido gentil e positivo: “Eu vou fazer o melhor que posso! Eu sei lidar com isso, pois já fiz isso antes e tive sucesso.” Os pensamentos positivos são uma maneira de lidar com o estresse;

– Administrar bem seu tempo modifica tudo (5).

 

Procurar ajuda profissional é importante para ter melhor qualidade de vida.

Dias difíceis podem existir, mas também podem ser superados com sucesso!

 

Referências Bibliográficas:

1. Ministério da Saúde. Universidade Federal de São Paulo. Núcleo Telessaúde São Paulo. Publicações. 2020. Dia Mundial de Combate ao Estresse. Disponível em: https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/agenda-da-saude/386-23-de-setembro-dia-mundial-de-combate-ao-estresse

2. Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Dicas em Saúde. 2012. Estresse. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/253_estresse.html

3. Fundação Estadual de Saúde. Núcleo Telessaúde Sergipe. Publicações. Pílulas do Conhecimento. 2020. Disponível em: https://telessaude.se.gov.br/2020/09/22/estresse-e-pandemia/

4. Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, KeSSler FHP. “PandemiC fear” and Covid-19: mental health burden and strategies. Rev. Debates in psychiatry. 2020.

5. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Publicações. Estresse. Disponível em: https://www.ufmg.br/prae/setor-de-acolhimento/atuacao-do-campo-psicopedagogico/saude-mental/estresse/