Por: Ana Lúcia Pacheco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde
Você sabia?
Qual a principal diferença entre a COBRA VENENOSA e a NÃO VENENOSA?
A COBRA VENENOSA possui a FOSSETA LOREAL, que é um orifício, situado entre o olho e a narina, o que não ocorre na cobra não venenosa.
Comemora-se no dia 19/9 o dia Internacional de atenção aos ACIDENTES OFÍDICOS, com a finalidade de sensibilizar a comunidade e autoridades sanitárias dos danos provocados por picada de serpentes, principalmente na população rural, tendo como consequência problemas de saúde física (amputação de membro) e mental, dificuldades financeiras devido a impossibilidade de trabalho. (1)
No território Brasileiro, as serpentes ou cobras que causam maior número de morbidade e mortalidade são estudadas pelos setores de Saúde Pública, são as de variedade PEÇONHENTA, por liberarem as toxinas através da FOSSETA LOREAL. As mais conhecidas no nosso país são as que causam Acidente Botrópico – JARARACUÇU, JARARACA E URUTU(encontradas em beira de rio, áreas litorâneas e úmidas, agrícolas e periurbanas, cerrados e áreas abertas) são as que provocam a maior parte dos ACIDENTES OFÍDICOS; as do grupo de acidente Crotálico, causado pelas CASCAVEIS, possuem um chocalho, guizo ou maraca na cauda (seu habitat é no cerrado, regiões áridas e semiáridas, campos e áreas abertas); acidente Laquético são as SURUCUCU, a maior serpente Peçonhenta do Brasil (encontradas na floresta Amazônica e mata Atlântica); Acidente Elapídico, causados pelas serpentes CORAIS VERDADEIRAS, apresentando anéis coloridos, (encontradas em todo país). (2)
As principais medidas para evitar os acidentes por picadas de COBRAS:
1. USO DE CALÇADOS DE CANO LONGO, BOTINAS E SAPATOS, diminuem em 75% dos acidentes.
2. USO DE LUVAS DE APARAS DE COURO, quando for trabalhar na zona rural.
3. LIMPAR MATOS, LIXOS ENTULHADOS, ao redor da casa
4. EVITAR PROXIMIDADE DAS ÁRVORES E PLANTAS no inicio da manhã e no final da tarde, visto que é o horário que as SERPENTES estão mais ativas. (3)
PRIMEIROS SOCORROS no acidente por mordida de cobra:
1. LAVAR O LOCAL AFETADO COM ÀGUA E SABÃO;
2. NÃO AMARRAR O MEMBRO PICADO (torniquete ou garrote), deixar em posição elevada em relação ao corpo;
3. NÃO FURAR, CORTAR, QUEIMAR, ESPREMER OU CHUPAR O LOCAL DA FERIDA;
4. NÃO COLOCAR POMADA OU REMÉDIO CASEIRO NO LOCAL DA PICADA;
5. NÃO BEBER ÁLCOOL, QUEROSENE, NEM USAR FUMO;
6. TRANSPORTAR COM URGÊNCIA PARA UMA UNIDADE DE SAÚDE, QUE OFERTE O SORO ANTI-OFÍDICO. (3)
Os sinais e sintomas em geral após a picada de serpente são dor e inchaço, às vezes manchas arroxeadas, visão turva, pálpebras caídas de aspecto sonolento, sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações, como grave Hemorragia em Orgãos Vitais, processo infeccioso no membro afetado, com necrose e possível amputação, Insuficiência renal. (2)
O tratamento de mordida de COBRA é o soro ANTI-OFÍDICO ESPECÍFICO para cada tipo de envenenamento, sendo o único tratamento eficaz, e quando indicado deve ser administrado em ambiente Hospitalar sob supervisão Médica. (2)
A maioria dos ACIDENTES OFIDICOS acontece na zona rural, predominando na população masculina de 20 a 64 anos, na Região Norte e Centro-Oeste. Com maior frequência de casos leves, porém requer tratamento imediato com o SORO ANTI-OFIDICO, com o objetivo de diminuir os casos de mortes.(2)
Onde levar uma vítima de mordida de SERPENTE, para tomar o soro ANTI-OFÍDICO:
HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE – HUSE
PRONTO SOCORRO NESTOR PIVA
PRONTO SOCORRO FERNANDO FRANCO
Referências Bibliográficas:
1. Biblioteca Virtual. bvsms.saúde.gov.br [Internet]. Dia Internacional dos Acidentes Ofídicos; 19 set 2021 Disponível em: https://bvsms.saúde.gov.br/19-9-dia-internacional-de-atenção-aos-acidentes-ofidicos-2/.
2. Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. 19/9 – Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos | Biblioteca Virtual em Saúde MS; 2021 . Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/19-9-dia-internacional-de-atenção-aos-acidentes-ofídicos-2/.
3. Governo Federal – Governo do Brasil… — Português (Brasil) [Internet]. Acidentes por Animais Peçonhentos — Português (Brasil); 4 ago 2021 . Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/acidentes-ofidicos/acidentes-ofidicos-1/acidentes-por-animais-peconhentos-o-que-fazer-e-como-evitar






