Telessaúde Sergipe inicia ciclo de gravações de webpalestras

Posted on Posted in Fique Sabendo

Videoaulas sobre Diabetes são ministradas por profissionais na sede da Funesa

Para falar de forma detalhada sobre a Diabetes, com abordagem dos cuidados iniciais até os cuidados com complicações da patologia, o núcleo de Telessaúde Sergipe, administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), iniciou, na  segunda-feira, 3, o ciclo de gravações de webpalestras, com videoaulas ministradas por profissionais de diversas áreas da saúde. As palestras, que seguem em gravação até esta quarta, 6, envolvem conteúdos como orientações nutricionais; atividade física; Práticas Integrativas e Complementares; fisiopatologia da diabetes e medicamentos de insulina; e a pré-diabetes.

Do acordo com Maria da Conceição de Santana, Área Técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, que integra a Diretoria de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), parceira no projeto, a programação foi pensada com o objetivo de abranger os vários aspectos da comorbidade, além de contemplar a prevenção dos agravos e a promoção à saúde. “Começamos do básico, de forma a envolver todos os trabalhadores da saúde – ou seja, do agente comunitário, que é a pessoa que vai às residências e convive com as pessoas, como auxiliares de enfermagem, enfermeiras, médicos, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), academia da saúde, etc. É muito importante que todos tenham ciência dessas doenças, que tenham o mínimo de noção para orientar a população”, ressalta.  

Um dos palestrantes do ciclo, o profissional de educação física e personal trainer Regilvando Fonseca, discorre sobre a importância do exercício físico para a pessoa com diabetes, que é um meio de tratamento não medicamentoso. Ele afirma que o exercício físico proporciona benefícios, sendo fundamental para essa patologia. “Melhora muito a ativação da insulina no organismo e o desenvolvimento do bem-estar e autoestima, além de fatores fisiológicos e psicológicos da pessoa com diabetes. A atividade física é completa, pois trabalha com o sistema imunológico e acelera o metabolismo. Trabalhamos isso adequando à realidade do diabético”.

Entendendo a importância das doenças crônicas e que a Diabetes está no rol de discussão dos trabalhadores da saúde, o Telessaúde, ferramenta que atua com Educação Permanente no Estado, busca auxiliar a equipe de Saúde da Família na identificação de possíveis portadores da Diabetes território sergipano, atualizando-os em relação ao manejo clínico e tratamento desses pacientes. “Também falamos sobre anamnese (entrevista com o paciente) e direcionamos a forma  de cuidados com esses pacientes, inclusive na possível complicação da doença, reverberando o alerta em todo o estado”, observa Eneida Ferreira, coordenadora do Telessáude.

Ainda segundo Eneida, o Telessaúde, que trabalha com Tecnologia de Informação e comunicação, informa os profissionais, por meio dessas aulas, que posteriormente serão disponibilizadas em plataformas virtuais e em CDs. A coordenadora diz que “esse ciclo de palestras é uma nova estratégia, pois o conteúdo está sendo esmiuçado, em diversas aulas, de forma mais específica”.

 

Nessa etapa, as webpalestras são ministradas pela nutricionista e membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Aracaju (CONSEA), Francismayne Batista; o profissional de educação física Regilvando Fonseca; o profissional da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da SES, Glaudenilson José da Silva; além da médica endocrinologista e referência técnica em endocrinologia da Prefeitura de Aracaju, Carla Raquel Oliveira, e da enfermeira e consultora técnica de enfermagem do ambulatório de Diabetes do Ipes Saúde, Elenalda Ferreira.

Por Assessoria Funesa