Ciclo de webpalestras sobre Diabetes é concluído pelo Telessaúde

Posted on Posted in Fique Sabendo

Para falar de forma detalhada sobre a Diabetes, com abordagem dos cuidados iniciais até os cuidados com complicações da patologia, o núcleo de Telessaúde Sergipe, administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), operacionalizou gravações de webpalestras, com videoaulas ministradas por profissionais de diversas áreas da saúde. O material, desenvolvido a partir de uma iniciativa da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (DAIS) e da Coordenação Estadual de Redes de Atenção à Saúde (CERAS), foi finalizado e será disponibilizado para todo o estado, através da Secretaria de estado da Saúde (SES).

As palestras, que visam informar e alertar para prevenção e controle da comorbidade, envolvem os temas: “Para entender o Diabetes Mellitus”; “Da Droga Oral à Insulina”; “Salvando o pé diabético: Auto cuidado – Partes 1 e 2”; “Avaliação do pé Diabético”; “Orientação Nutricional para o diabético”; “Atividade Física para o diabético”; e “Práticas integrativas e Complementares para o diabético”.

De acordo com a coordenação do Telessaúde, a área técnica validará o material que será reproduzido em DVDs e distribuído aos municípios. A programação foi pensada com o objetivo de abranger os vários aspectos da doença, além de contemplar a prevenção dos agravos e a promoção à saúde. Entendendo a importância das doenças crônicas e que a Diabetes está no rol de discussão dos trabalhadores da saúde, o Telessaúde, ferramenta que atua com Educação Permanente no Estado, busca auxiliar a equipe de Saúde da Família na identificação de possíveis portadores da Diabetes no território sergipano, atualizando-os em relação ao manejo clínico e tratamento desses pacientes.

“Também falamos sobre anamnese (entrevista com o paciente) e direcionamos a forma de cuidados com esses pacientes, inclusive na possível complicação da doença, reverberando o alerta em todo o estado”, observa Eneida Ferreira, coordenadora do Telessáude. Ainda dea acordo com ela, o Telessaúde, que trabalha com Tecnologia de Informação e comunicação, proporciona conhecimento aos profissionais, por meio dessas aulas. A coordenação entende que esse ciclo de palestras é uma nova estratégia, pois o conteúdo está sendo esmiuçado de forma mais específica.

A demanda, atribuída pelo Ministério Público Estadual (MPE/SE) à área técnica da SES busca fomentar a divulgação de informações que esclareçam e estimulem os trabalhadores a movimentar o território ao qual são responsáveis. “A Diabetes Mellitus é um problema de saúde pública para todos os países do mundo, independente do seu grau de desenvolvimento, e partiu de um período que havia escassez e não tínhamos alimentação adequada. Hoje vemos hábitos alimentares de péssima qualidade e isso tem agravado e ampliado os números de casos de Diabetes, que é hoje o terceiro maior problema de caso de mortalidade no país, ficando atrás da hipertensão e doenças ocasionadas pelo uso do tabaco”, explica Eneida.

A Funesa entende que o Telessaúde é importante para o processo de qualificação dos trabalhadores do estado, em especial da Atenção primária em Saúde. “Por isso, em parceria com a SES, desenvolvemos esse ciclo de palestras, que busca alertar todos os trabalhadores, de forma pessoal e também no processo de trabalho, de como cuidar das pessoas do território em que atuam”, pontuou Daniele Travassos, diretora operacional da Funesa.

Nessa etapa, as webpalestras foram ministradas por profissionais de nutrição; educação física; Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da SES; médica endocrinologista; e enfermeira e consultor(a) técnico(a) do ambulatório de Diabetes do Ipes Saúde.

 

Por Assessoria Funesa