Autoria: Janaina Eduarda Amarante Gonçalves Bispo – Analista em Gestão da Educação em Saúde da Funesa
A desnutrição é definida como um desequilíbrio entre o que o corpo precisa absorver de nutrientes e o que está sendo ofertado. É preciso um equilíbrio para garantir o crescimento, manutenção e funcionamento fisiológico. Quando não garantido esse equilíbrio algumas condições patológicas podem ser desenvolvidas, ainda mais em crianças. Também se pode definir a desnutrição enquanto deficiência proteico-energética ou proteico-calórica, a exemplo do Kwashiorkor e o Marasmo.
O déficit proteico-calórico manifesta-se principalmente em crianças entre seis meses e dois anos de idade, período em que pode ser observada imaturidade do sistema imunológico concomitante à interrupção do aleitamento humano e introdução insuficiente de alimentação complementar.
Kwashiorkor
Quando baixa protéica, é instalada a Síndrome de Kwashiorkor. A criança passa a apresentar: edema nas pernas, mãos e face, distensão abdominal, dermatose com manchas espessadas, alteração capilar, crescimento do fígado (hepatomegalia), diarreia e disposição para instalação de infecções. O tratamento é focado em estabilização e reabilitação nutricional, retorno do apetite e cuidado às infecções e condições instaladas. Pode ser necessário o uso de antimicrobianos.
Para traçar o quando clínico de Kwashiorkor o profissional de saúde deve basear-se nos sinais clínicos e no histórico nutricional da criança. Comumente, um histórico baseado em milho, arroz, farinhas para alimentação e quase nenhuma ou nenhuma proteína. É menos comum a presença da Síndrome de Kwashiorkor em localidades onde há produção e acesso a alimentos de origem animal.
Marasmo
Na condição de marasmo a ingesta calórica está insuficiente para as necessidades básicas fisiológicas do corpo, sendo necessárias adaptações metabólicas para a conservação de energia e prolongar a vida. Por isso a aparência raquítica ou marasmática. Logicamente ocorre comprometimento dos sistemas orgânicos: sistema nervoso, sistema cardiovascular, sistema renal, sistema endócrino, imunológico…
O diagnóstico advém das medidas antropométricas, indicadores de comprometimento nutricional, como os indicadores da Caderneta da Criança. Durante o exame físico deve-se perceber se a criança se apresenta pequena para a idade e letárgica, com atrofia muscular e redução grave do tecido subcutâneo. A face senil (envelhecida), costelas aparentes e nádegas atróficas. Os cabelos são finos e ralos.
Segurança alimentar
Mesmo meio à epidemia de obesidade e excesso de peso, ainda há países com níveis elevados quanto à fome e a desnutrição. Ao mesmo tempo, concomitância de múltipla carga de doenças que afeta as populações mais pobres.
A pobreza e a extrema pobreza têm relação com a segurança alimentar e nutricional. Em muitos países a ausência de renda é o principal fator que impede os indivíduos de terem acesso aos alimentos.
A respeito da produção de alimentos e do abastecimento alimentar, o Brasil é autosuficiente na produção de alimentos básicos consumidos pela população, o que caracteriza uma excepcionalidade com relação a outros países que são afetados pela desnutrição. Além de possuir diversos programas sociais com o intuito de assegurar um bem-estar social em vários aspectos.
FONTES:
MUNDIM, R. R.; CHACON, L. G.; MALTA, Ágatha L. da S.; PACHECO, M. C. S.; DANTAS, M. F.; DINIZ, V. G. B.; DANTAS, C. F.; D’ABADIA, M. C. Kwashiorkor na infância: características clínicas, epidemiologia e estratégias de tratamento. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 7, n. 9, p. e74686, 2024. DOI: 10.34119/bjhrv7n9-149. Disponível em: ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/74686
SANTOS, Ana Clara Rosa Silva dos ; FREIRE, Leandro Ortegal Milhomem ; YOSHIMURA, Mylena Misa ; HAIASHIDA, Thiago Carvalho ; CAMPOS, Emille Bianca Rocha ; FERREIRA, Ingridy Maria Oliveira ; GONÇALVES, Aline Belle Moraes . Marasmo. Guia Prático de Pediatria. Brasília: Pasteur. ed.1, 2024.
DOMENE, Semíramis Martins Álvares et al. Segurança alimentar: reflexões sobre um problema complexo. Estudos Avançados (online), v. 37, n. 109, p. 181-206, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37109.012.
BUNKER, Sarah et al. Educational Case: Understanding Kwashiorkor and Marasmus: Disease Mechanisms and Pathologic Consequences. Academic Pathology, Volume 8, 23742895211037027. Disponível em: www.academicpathologyjournal.org/article/S2374-2895(21)00331-6/fulltext