Por: João Cavalcante (Médico Telerregulador)
Você Sabia?
Que em caso de queimaduras, nuca se deve tocar ou colocar sobre a lesão substâncias como manteiga, pó de café, pasta de dente ou pomadas? Deve-se afastar a vítima da fonte de calor, buscar assistência à saúde e colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos.
O São João é uma das festas mais tradicionais do povo sergipano. Na verdade, de todo o povo nordestino. Porém, é neste período que se exige uma maior atenção sobre o risco de queimaduras, devido ao acendimento de fogueiras, a explosão de fogos de artificio e a profusão de bebidas quentes que devem somente alegar nossa festa. E não gerar acidentes.
Daí a necessidade de conversarmos sobre a prevenção de queimaduras, especialmente neste período junino.
Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. São classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida.
O Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe possui estrutura para o atendimento de qualquer cidadão que sofra com queimaduras. A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) é referência estadual no atendimento de pacientes com queimaduras que precisam de assistência interdisciplinar para o tratamento das lesões das áreas afetadas na pele ou de outro tecido orgânico. Com mais de 20 anos de atuação em Sergipe, o centro conta com quatro leitos de alta complexidade para crianças e dez para adultos.
Porém, precisamos de campanhas de prevenção para reduzir o numero de acidentes, ou seja, de vitimas de queimaduras que podem ter sua vida interrompida ou afetada. De janeiro a maio de 2024, a UTQ do Huse já registrou 77 admissões, um aumento de mais de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, em 2023, foram mais de 170 admissões e 12 óbitos. Apenas no mês de junho de 2023, a unidade de queimados atendeu 24 pacientes. Os atendimentos de urgência e emergência do Huse, voltados a algum tipo de queimadura, como, por exemplo, por substâncias químicas, fogos de artifício e líquidos ferventes também são significativos. De janeiro a abril deste ano, já foram 145 admissões. Em 2023, foram mais de 470 atendimentos e um aumento de 12,7% em comparação a 2022.
Assim sendo, seguem abaixo algumas informações importantes para prevenir ou saber como agir, em caso de acidentes com queimaduras:
Prevenção:
– dentro de casa, evite fumar, principalmente deitado;
– em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral;
– não manipule álcool próximo a objetos inflamáveis;
– não utilize álcool líquido diretamente sobre o fogo;
– investigue com frequência vazamentos de gás;
– manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos, e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão;
– teste a água do banho com o dorso da mão antes de molhar a criança;
– mantenha objetos aquecidos longe do alcance de crianças;
– mantenha produtos de limpeza fora do alcance das crianças;
– use protetor em todas as tomadas elétricas da casa;
– mantenha cabos e alças de panela de cozinha em bom estado;
– ao acender um fósforo, mantenha o palito longe do rosto, pois se escapar alguma chama, não irá atingir o cabelo ou a sobrancelha;
– ao acender uma vela, observe se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos;
– não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. Esses produtos devem, ainda, ser guardados longe do alcance das crianças;
– em festas juninas, dar preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis ou ventanias.
Recomendações importantes:
– nunca toque a queimadura com as mãos;
– nunca fure bolhas;
– nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
– nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
– nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.
Primeiros socorros:
Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.
Referências Bibliográficas
1. BRASIL. Ministério da Saúde. “Contra queimaduras, prevenção é a vacina”: 06/6 – Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/contra-queimaduras-prevencao-e-a-vacina-06-6-dia-nacional-de-luta-contra-queimaduras/#:~:text=Anualmente%2C%20a%20Sociedade%20Brasileira%20de,sobre%20a%20preven%C3%A7%C3%A3o%20a%20queimaduras. Acesso em 13 jun 2024.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/ministerio-da-saude-alerta-para-acidentes-que-causam-queimaduras-em-festas-juninas. Acesso em 13 jun 2024.
SERGIPE. Secretaria de Estado da Saúde. Unidade de Tratamento de Queimados do Huse registra mais de 170 atendimentos em 2023.
Acesso em 13 jun 2024.

 
					 
					 
		




