Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

Pela Enf.ª Lays Ferraz (Enfermeira Teleconsultora)

Você sabia?

O mês de maio é alusivo a doação de leite materno e são promovidas ações voltadas para proteção, promoção e sensibilização da sociedade. A doação e captação de leite e doadoras de acordo com a legislação nacional (Lei n° 13.227, 2015), enfatiza o dia 19 como data mundial de doação de leite materno. (BRASIL, 2015)

O leite materno é um alimento completo para o lactente, pois contém quantidade adequada de proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e imunoglobulinas que favorecem o crescimento e desenvolvimento adequado da criança. Considerando as suas propriedades benéficas, a Organização Mundial da Saúde (WHO, 2003) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e de forma complementar, até os dois anos ou mais.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção, promoção e estímulo à doação de leite materno. Além de promover debates sobre a importância da doação de leite humano. A maioria das mães idealizam o momento da amamentação, porém, muitas vezes elas são surpreendidas pela prematuridade do parto que, por sua vez, pode acarretar dificuldades e até mesmo a impossibilidade da prática do aleitamento materno. Sabe-se que o leite materno é considerado o melhor alimento para o prematuro, pois possui nutrientes específicos que contribuem para maturação biológica, diminuem a incidência de infecções e favorecem o desenvolvimento cerebral dos bebês. Quando o leite materno não está disponível ou está em falta, o leite doado aos Bancos de Leite Humano representa a segunda melhor alternativa alimentar para o prematuro.

Ressalta-se que toda mulher que apresente excesso de leite, seja saudável, não utilize medicamentos que impeçam a doação e se disponha a ordenhar e doar seu leite pode ser uma doadora (BRASIL,2006). Estudos tem evidenciado que os principais fatores facilitadores para a doação são os benefícios à saúde da criança receptora, o sentimento de solidariedade, o apoio familiar e a coleta domiciliar do leite doado.

A amamentação é um ato que oferece à criança diversos benefícios relacionados ao desenvolvimento e estado de saúde em diversas fases subsequentes da vida. Dentre eles, pode-se citar a evolução adequada de músculos e estruturas orofaciais, além do desenvolvimento apropriado da deglutição, respiração e, posteriormente, fala da criança. Na perspectiva de saúde pública, a promoção e proteção do aleitamento materno surge como um fator essencial para viabilizar saúde e prevenção de agravos à saúde do binômio mãe-filho, reduzindo casos de desnutrição infantil, infecções respiratórias e outras situações que podem comprometer o estado de saúde da criança.

Para haver doação de leite humano, é necessário que as usuárias dos serviços de saúde saibam da existência dos Bancos de Leite e sejam apoiadas a doar. Isto depende, portanto, da circulação de informações e do vínculo das mães com os profissionais de saúde, pois a interação entre desejo, disponibilidade, conhecimento e acesso fundamenta o ato de doar leite humano. Os profissionais da atenção primária à saúde que atuam no pré-natal e no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil têm ampla responsabilidade sobre a efetivação da doação do leite humano, podendo assumir o papel de “sensibilizadores” de potenciais doadoras.

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Lei n° 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a serem comemorados anualmente. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13227.htm. Acesso em: 01 maio de 2024

SILVA, Angélica Alves Ferreira et al. Importância do leite materno: arrecadação de pote para doação de leite materno. 2022.

SUCENA, P.L.; FURLAN, M.F.M.F. Incidência da utilização de leite materno ordenhado em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal e caracterização dos recém-nascidos. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 15, n.2, p. 82-9, 2008

BERTINO, E. et al. Benefits of donor milk in the feeding of preterm infants. Early HumanDevelopment, v. 89 p.S3–S6, 2013