Dia Mundial de Combate a Asma

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

Por: João Cavalcante (Médico Telerregulador)

   Você Sabia?

Que todos os anos, na primeira terça-feira de maio, acontece o Dia Mundial de Combate à Asma com o objetivo de divulgar informações sobre a doença e prevenir o agravamento dos sintomas?

A asma é uma doença que acomete os pulmões e que é caracterizada por uma inflamação crônica dos brônquios. Os brônquios são estruturas que levam o ar para os pulmões, como se fosse o “encanamento” que conduz o ar para este órgão, proporcionando a oxigenação do sangue, para distribuir o oxigênio para o nosso corpo.

Os brônquios inflamados se fecham e passam a produzir mais secreção, dificultando a passagem do ar. A pessoa com asma tem tosse frequente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente. A existência de tosse crônica ou a falta de ar ao praticar exercícios físicos podem ser sintomas de asma.

Na asma, colocar o ar pra fora é mais difícil do que inspirar (colocar o ar pra dentro), uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco. Sua gravidade varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave.

A asma está entre as doenças crônicas mais comuns no país, sendo um dos maiores motivos de faltas ao trabalho e à escola. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, há cerca de 20 milhões de brasileiros asmáticos, entre crianças e adultos e, anualmente, ocorrem 350.000 internações devido a casos mais extremos – terceira maior causa de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS).

A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores: genéticos (história familiar de alergias respiratórias – asma ou rinite) e ambientais. Vários fatores podem desencadear ou agravar a asma, tais como: alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, polens, pelo e saliva de animais, fezes de barata); infecção respiratória viral; agentes irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis etc.); variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos (aspirina, anti-inflamatório não hormonal, betabloqueadores); e exercícios.

Alguns pacientes asmáticos podem apresentar história familiar de asma e ou rinite.

Toda pessoa com asma deve procurar uma unidade básica de saúde para ser avaliado pela equipe multiprofissional. É preciso que a pessoa, sua família e a equipe de saúde busquem descobrir quais são os fatores desencadeantes da doença no individuo afetado. E que o médico prescreva a medicação para o caso, geralmente um medicamento para o momento de crise (de alívio) e outro para prevenir crises.

As medicações controladoras reduzem a inflamação dos brônquios diminuindo o risco de crises de asma e evitam a perda da capacidade respiratória futuramente. O uso correto da medicação controladora diminui muito ou até elimina a necessidade da medicação de alívio.

Medidas simples de controle ambiental são fundamentais para diminuir o contato com os ácaros e com o pó doméstico:

– Deixar o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado;
– A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que tenha o filtro HEPA) e pano úmido, sem produtos com cheiro forte;
– Não usar vassouras, pois espalham a poeira fina, que ficará em suspensão e voltará a se depositar;
– Retirar tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, enfim, tudo que facilite o acumulo de pó;
– Encapar colchões e travesseiros com tecido específico, para criar uma barreira física contra o ácaro;
– Evitar animais dentro de casa;
– Não fumar e evitar ambientes fechados com pessoas fumando.

Referências Bibliográficas:

1.      BRASIL. Ministério da Saúde. Dia Nacional de Controle da Asma Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/21-6-dia-nacional-de-controle-da-asma-5/.  Acesso em 30 abr 2024.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Dia Mundial de Combate à Asma: saiba como identificar e tratar a doença Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/dia-mundial-de-combate-a-asma-saiba-como-identificar-e-tratar-a-doenca/ . Acesso em 30 abr 2024.