Dia Nacional de Combate às Drogas e o Alcoolismo

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

Por: Lays Ferraz da Silva Rocha, Enfermeira Teleconsultora do Telessaúde Sergipe

 1-Por que as drogas são especialmente perigosas para os jovens?

         Os cérebros dos jovens estão crescendo e se desenvolvendo até a casa dos 20 anos. Isso é especialmente verdadeiro para o córtex pré-frontal, que é usado para tomar de jovem pode interferir nos processos de desenvolvimento que ocorrem no cérebro.

        Também pode afetar sua tomada de decisão. Eles podem estar mais propensos a fazer coisas arriscadas, como sexo sem proteção e direção perigosa.

         Quanto mais cedo os jovens começam a usar drogas, maiores são as chances de continuar a usá-las e tornar-se viciado mais tarde na vida.

          Tomar drogas na juventude pode contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde na idade adulta, como doenças cardíacas, hipertensão e distúrbios do sono.

2- Quais são os sinais de que um jovem tem um problema com drogas?

  • Mudança frequente de amigos; 
  • Passar muito tempo sozinho;
  • Perder o interesse nas coisas favoritas;
  • Não cuidar de si –ex. higiene corporal;
  • Estar frequentemente muito cansado e triste;
  • Comer mais ou comer menos do que o normal;
  • Ter muita energia, falar rápido ou dizer coisas que não fazem sentido;
  • Estar constantemente de mau humor;
  • Mudar rapidamente entre se sentir mal e se sentir bem;
  • Faltar a compromissos importantes;
  • Ter problemas na escola;
  • Ter problemas nas relações pessoais ou familiares;
  • Mentir e roubar;
  • Lapsos de memória, falta de concentração, falta de coordenação, fala arrastada, etc.

3- O uso de drogas em jovens pode ser evitado?

        O uso e a dependência de drogas são evitáveis. Programas de prevenção envolvendo famílias, escolas, comunidades e a mídia podem prevenir ou reduzir o uso de drogas e o vício. Esses programas incluem educação e divulgação para ajudar as pessoas a compreender os riscos do uso de drogas.

4- Como contribuir para prevenção do uso de drogas pelos filhos?

  • Boa comunicação com seus filhos;
  • Incentivo, para que seus filhos possam desenvolver confiança e um forte senso de identidade. Também ajuda os pais a promover a cooperação e reduzir conflitos;
  • Ensinando habilidades de resolução de problemas a seus filhos;
  • Estabelecer limites para ensinar a seus filhos o autocontrole e a responsabilidade, estabelecer limites seguros e mostrar a eles que você se importa;
  • Supervisão, que ajuda os pais a reconhecerem os problemas em desenvolvimento, promover a segurança e permanecer envolvidos Conhecendo os amigos de seus filhos;

5- Quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra?

 

             Não necessariamente. Não podemos determinar só pela frequência e quantidade consumida. O diagnóstico inclui parte do social também. Quanto mais o paciente não dá conta, não consegue trabalhar, tem a vida comprometida, mais tem inclinação para ser dependente. Mas há questionário em que se apresentarem três de sete critérios já pode considerar dependente de álcool. Por outro lado, há chance de em uma dose de vinho ou de uísque por dia desenvolver dependência.

 

6- Como identificar um dependente de álcool?

 

            Identifica-se pelos prejuízos sociais, principalmente, mas também pela pessoa que se separa da família, não suporta mais, perdeu o emprego, largou o estudo. Um dos sintomas da dependência é o abandono progresso dos prazeres e dos interesses alternativos, ou seja, de tudo o que faz na vida. 

 

7- Há tipos de alcoólatras?

 

             Temos casos leves, moderados e graves. Quem convulsiona é considerado o mais grave. Aquele que percebe e ainda está no trabalho, tem problemas, mas está seguindo é leve. O moderado muitas vezes já perdeu o emprego e o grave, além de tudo isso, tem sintomas clínicos mais graves.

 

8- Qual tratamento é ofertado pelo SUS?

 

              O tratamento no SUS é disponibilizado através das Unidades de Atenção Básica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD); atenção hospitalar de referência e componentes da rede de suporte social. Os CAPS atendem indivíduos que apresentam sofrimento psíquico ou transtorno mental. Estão incluídas as necessidades devido ao uso de álcool, drogas ilícitas, entre outras substâncias. O CAPS AD oferece atendimento a todas faixas etárias, atenção integral e continuada, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

             O atendimento é realizado por equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros. De acordo com a necessidade de cada paciente são realizadas terapias multidisciplinares, prescrição de medicamentos e internação. Além de grupos de mútua ajuda como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos.

Referências Bibliográficas:

SILVA, M. J. V.; SOUSA, S. N. V.; CARVALHO, C. R. Impacto do Alcoolismo na Vida Social e Familiar. Revista de Divulgação Científica Sena Aires (Revisa). Valparaiso (GO), v. 10, n. 3, p. 481492, 2021. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/763/673. Acesso em: 12 jan. 2024

ANTUNES, A.; COSTA, E. C. V. Sono, Agressividade e Comportamentos de Risco em Indivíduos Dependentes de Drogas e de Álcool. Revista Análise Psicológica. Lisboa (Portugal), v. 37, n. 1, p. 1-14, Marc., 2019. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/7055. Acesso em: 08 jan. 2024.