Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica
Neste 5 de junho, a Campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente foca em buscar soluções para a crise da poluição plástica, sob o tema: #BeatPlasticPollution (em português: #CombataAPoluiçãoPlástica) (1,2).
A relevância do tema se dá pelo fato de que a humanidade produz mais de 400 milhões de toneladas de plástico por ano, e destes, dois terços são produtos de vida curta – usados apenas uma vez – e que logo se tornam lixo. Por não serem biodegradáveis, os resíduos plásticos acumulam-se no meio ambiente, poluem os oceanos e entopem os aterros sanitários, são queimados liberando fumaça tóxica, e já são encontrados nos alimentos e na água que consumimos, sob a forma de microplásticos (2).
Diante da degradação ambiental e dos riscos à saúde humana, é momento de atuarmos juntos para mudar o rumo do lixo marinho e da poluição plástica, implementando as soluções disponíveis, com urgência, compromisso e responsabilidade (3).
Escolhas individuais, embora não resolvam o problema da poluição plástica, podem fazer a diferença. Mudar o comportamento para evitar produtos plásticos descartáveis sempre quando possível. Se os produtos de plástico forem inevitáveis, eles devem ser reutilizados ou reaproveitados até que não possam mais ser usados – momento em que devem ser reciclados ou descartados adequadamente (2).
Para lidar com a crise da poluição plástica, não há uma solução única. Mas o objetivo é um só: reduzir o uso de plásticos desnecessários, evitáveis e problemáticos e interromper seu fluxo para nossos lagos, rios, pântanos, costas e mares. É hora de acelerar essa ação e fazer a transição para uma economia circular, na qual o plástico nunca se torne resíduo ou poluição (3).
Saiba mais…
Lançado em 2018, pela Fundação Ellen MacArthur e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico une empresas, governos e outras organizações de todo o mundo em torno de uma visão comum de uma economia circular para o plástico. São compromissos assumidos pelos signatários (4):
– Estimular a eliminação de embalagens e/ou produtos plásticos problemáticos ou desnecessários;
– Incentivar modelos de reutilização onde for relevante, para reduzir a necessidade de embalagens e/ou produtos plásticos descartáveis;
– Incentivar o uso de embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
– Aumentar as taxas de coleta, triagem e reciclagem e facilitar o estabelecimento da infraestrutura necessária e mecanismos de financiamento relacionados;
– Estimular a demanda por plásticos reciclados;
– Apoiar a mudança social e comportamental por meio de comunicação estratégica para lidar com a poluição plástica (ações de educação, treinamento e conscientização sobre o consumo responsável de plástico).
Referências Bibliográficas:
-
1. World Environment Day. About 2023 Theme and Host. Disponível em: < https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/node/6682 >.
-
2. United Nations Environment Programme. Everything you need to know about plastic pollution. Disponível em: < https://www.unep.org/news-and-stories/story/everything-you-need-know-about-plastic-pollution >.
-
3. United Nations Environment Programme. From Pollution to Solution. Disponível em: < https://www.unep.org/interactives/pollution-to-solution/ >.
-
4. United Nations Environment Programme. The New Plastics Economy Global Commitment. Disponível em: < https://www.unep.org/new-plastics-economy-global-commitment >.






