06/04 – Dia Mundial da Atividade Física

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica

Você Sabia?
Atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, promovendo gasto de energia acima do nível de repouso. Não ocorre apenas de forma programada (como quando vamos à academia ou na prática de esportes), mas também em nosso tempo livre, nos deslocamentos para o trabalho, estudo ou lazer, nas tarefas domésticas.
A atividade física faz parte do nosso dia a dia e traz benefícios como o controle do peso, a melhoria da qualidade de vida, do humor, da disposição e da interação com outras pessoas e com o ambiente.

Entender a atividade física como um meio de promover a saúde da população é o foco do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, documento desenvolvido pelo Ministério da Saúde para estimular uma vida ativa e com qualidade em todas as idades.

O Telessaúde Sergipe reuniu as principais recomendações do Guia para cada faixa etária. Vem conferir!

Crianças menores de 5 anos:

– até 1 ano de idade: devem ser estimuladas a ficarem de barriga para baixo (posição de bruços), pelo menos 30 minutos por dia, distribuídos ao longo do dia.

– entre 1 e 2 anos: recomendam-se pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade (andar, rastejar, pular etc), distribuídas ao longo do dia. Após os 3 anos, o ideal é que, deste quantitativo, pelo menos 1 hora seja de atividades com intensidade moderada a intensa (aula de educação física escolar, natação, prática de esportes).

Entre 6 e 17 anos:

A prática deve ser de pelo menos 60 minutos por dia, com atividades de moderada intensidade, intercaladas com exercícios de fortalecimento dos músculos e ossos, que envolvam movimentos como: saltar (pular corda), puxar ou empurrar (por exemplo, brincar de cabo de guerra).

Adultos:

Para atividades de moderada intensidade, recomenda-se praticar em torno de 150 minutos de atividade física por semana. No caso de atividades vigorosas (por exemplo, na prática de corridas com ritmo mais acelerado), o tempo médio é de 75 minutos semanais.

Atividades de fortalecimento muscular devem ser realizadas envolvendo os principais grupos musculares (costas, abdômen, braços e pernas) em dois ou mais dias da semana.

 

Pra ficar na memória…
Tenha em mente que fazer qualquer atividade física, no tempo e lugar em que for possível, é melhor do que não fazer nada.
Praticar atividade física, é importante para a vida!

 

Referências Bibliográficas:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.