Por: Ana Lúcia Pacheco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde
VOCÊ SABIA?
Mundialmente, mais de 1,5 bilhão de pessoas possui algum grau de perda auditiva. Estudos apontam que 430 milhões tenham perda auditiva moderada ou grave no ouvido com melhor audição.
Algumas Doenças como Sífilis, Rubéola e Toxoplasmose quando contraídas durante a gestação podem provocar surdez nas crianças. A Rubéola é uma doença prevenível com a vacina, quando tomada na adolescência.
Segundo a Federação Mundial dos Surdos, 80% dos surdos de todo o mundo têm fraca escolaridade e dificuldade de alfabetização. Por esse motivo, eles acabam dependendo exclusivamente da língua de sinais para se comunicarem.
As pessoas com perda profunda, da audição e não escutam nada são Surdas. As que sofreram uma perda leve ou moderada, e tem parte da audição, são consideradas Deficientes Auditivas.(1)
Conceitos de Perda Auditiva
1- Quando existe diminuição do nível de audição para abaixo do normal. Esse distúrbio, pode ocorrer em qualquer fase da vida, por distintas causas.
2- Quando existe a diferença entre o desempenho do indivíduo e a capacidade normal para a escuta dos sons, de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI-1989).(1)
Diagnóstico de Perda Auditiva:
Os exames de audição tem como objetivo diagnosticar e tratar precocemente problemas do ouvido, estes podem ser realizados pelo médico ou fonoaudiólogo.
Audiometria:
É o exame mais utilizado para avaliação básica da audição e de perdas auditivas. O objetivo é medir a menor intensidade em que a pessoa é capaz de ouvir Tons puros e a capacidade da pessoa de perceber e reconhecer os sons da fala. Quanto menor a intensidade necessária para que a pessoa ouça o som, melhor sua capacidade auditiva. (2)
Causas da Dificuldade Auditiva e da Surdez:
Idade: a dificuldade de audição, ocorre em média entre 60 a 70 anos.
Infecção: a otite média causada por bactérias ou vírus, se não tratada a tempo e corretamente poderá desenvolver surdez.
Perfuração do Tímpano: a limpeza do ouvido com materiais pontiagudos, tubo de caneta, grampo de cabelo, hastes flexíveis,pode levar a surdez.
Uso indevido de Tecnologias: os fones de ouvido, usado em volume muito alto, por um longo período de tempo, provoca dificuldade auditiva.
Barulho intenso no trabalho: ruídos acima de 85 decibéis, vibrações e substâncias químicas(alguns gases, solventes e metais) podem contribuir para a dificuldade auditiva.(2)
Principais Sintomas da Perda de Audição:
Dificuldade em compreender as palavras;
Falar muito alto;
Sensação de ouvido tampado;
Ouvir pequenos zumbidos;
Olhar constantemente para os lábios das pessoas para entender melhor as falas;
Necessidade de aumentar o volume da TV ou rádio;
Dificuldade em conversar no telefone;
Intolerância a sons muito intensos;
Isolamento social;
Depressão.(1)
Como cuidar da Saúde Auditiva:
Regule o volume do som
Realize a higiene dos ouvidos corretamente.
Usar fones de ouvido de forma moderada e o som no volume baixo.
Leve com você protetores auriculares.
Use os medicamentos prescritos para o tratamento das infecções de forma correta.
Evite ficar muito tempo ao telefone. Agende consultas médicas periódicas. (2)
Para melhorar a qualidade de vida da população brasileira com alguma deficiência auditiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita, procedimentos que vão desde a triagem auditiva Neonatal, conhecida como “teste da orelhinha”, passando pelo o Diagnóstico até a Reabilitação Auditiva.
A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos. É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas. Para conversar por meio das mãos é preciso conhecer os sinais.20 de mai. de 2011(1)
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão” – William Shakespeare
Referências Bibliográficas:
1. MinistériodaSaude.www.gov.br/saude/pt br.Susofereceassistenciaintegralparapessoascomdeficienciaauditiva.Brasilia,03/03/2021.Disponivelem: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/marco/sus-oferece-assistencia-integral-para-pessoas-com-deficiencia-auditiva#:~:text=Para%20melhorar%20a%20qualidade%20de,diagn%C3%B3stico%20at%C3%A9%20a%20reabilita%C3%A7%C3%A3o%20auditiva.acessoem:06/02/2023
2.Ministériodasaude.https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacões.DiretrizesgeraisatençãoespecializadapessoascomdeficienciaauditivaSUS.pdf.Brasília-DF.MinistériodaSaúde,2014. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacões/diretrizes_gerais_atenção_especializada_pessoas_deficiência_auditiva_SUS.pdf.acesso06/02/2023.