Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica
Você sabia?
Comemorado anualmente em 16 de novembro, o Dia Nacional de Atenção à Dislexia foi instituído por lei como uma data comprometida com a difusão de informações sobre a doença e conscientização da sociedade acerca da importância do diagnóstico e tratamento precoces (1).
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem (oral e escrita), resultando em dificuldades para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam. É uma condição considerada como um transtorno específico de aprendizagem, uma vez que seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de estudantes, sem que existam alterações orgânicas associadas (neurológicas, sensoriais ou motoras) que justifiquem as dificuldades observadas (2).
Ao lado das manifestações no ambiente acadêmico, é comum a ocorrência de alto nível de sofrimento psicológico, episódios de Transtorno de Ansiedade ou ataques de pânico, que acompanham as expressões das dificuldades de aprendizagem ao longo da vida (3).
A dislexia se manifesta através de um conjunto de sintomas, com intensidades variáveis, e que determinam a severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo portador da doença. Em geral, os indivíduos afetados apresentam habilidades acadêmicas abaixo do esperado para a idade cronológica. São critérios diagnósticos para a doença (3):
– Leitura lenta ou incorreta de palavras, feita sob esforço;
– Dificuldade de compreender o que é lido;
– Dificuldade de soletração (acrescenta, omite ou substitui letras);
– Dificuldades de expressão escrita (frases apresentando erros de gramática ou pontuação);
– Dificuldades no domínio do senso numérico ou cálculos (tem pouco conhecimento de números, se perde no meio de uma conta);
– Dificuldades no raciocínio matemático.
O processo de diagnóstico e tratamento da dislexia envolve uma equipe multidisciplinar, com profissionais especialistas em transtornos de aprendizagem e em avaliação psicológica/cognitiva. Sendo uma doença heterogênea (disléxicos não são todos iguais, com as mesmas dificuldades e necessidades), o tratamento deve ser individualizado, e baseia-se em abordagem psicoeducacional, realizada por terapeutas da saúde/educação, em parceria com a escola e a família (3).
Referências Bibliográficas:
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1. BRASIL. Lei nº 13.085, de 8 de janeiro de 2015. Dispõe sobre o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13085.htm >.
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2. Instituto ABCD. O que é dislexia? Disponível em: < https://www.institutoabcd.org.br/o-que-e-dislexia/ >.
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3. Instituto ABCD. Projeto Todos entendem. Cartilha: Conversando com os Pais sobre como lidar com Dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem. Disponível em: < https://institutoabcd.org.br/todos-entendem/ >.