Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica
Você sabia?
A “Campanha Novembro Azul” foi criada em 2011 pela organização social brasileira Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover a conscientização dos homens acerca do câncer de próstata e dos exames necessários para sua detecção, a fim de diminuir o número de mortes pela doença no país.
Hoje, parte do calendário nacional, permanece como uma das maiores campanhas de conscientização para a população masculina no Brasil, trazendo informação qualificada em relação ao câncer de próstata, bem como para a saúde do homem de forma integral (1).
O Telessaúde Sergipe traz algumas perguntas e respostas sobre o tema (2,3). Vem conferir!
– O que é a próstata?
É uma glândula presente apenas nos homens, localizada na parte superior do canal por onde passa a urina (a uretra), abaixo da bexiga e na frente do reto. Tem a função de produzir um líquido que atua na nutrição e proteção dos espermatozóides, compondo o sêmen.
– Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?
O risco é maior com o aumento da idade (particularmente após os 55 anos), nos casos de histórico familiar (pai ou irmãos) de câncer de próstata antes dos 60 anos, e em homens com sobrepeso ou obesidade.
– Quais são os sinais e sintomas do câncer de próstata?
Os mais comuns são dificuldades para urinar (demora em iniciar ou finalizar o jato urinário), sangue na urina, diminuição do jato urinário, necessidade de urinar mais vezes (durante o dia ou à noite).
Importante ressaltar que estes sinais/sintomas não definem o diagnóstico de câncer, pois podem estar relacionados a outras doenças prostáticas, mas indicam a necessidade de uma avaliação médica e realização de exames investigativos.
– Quais exames são usados para investigar o câncer de próstata?
São basicamente dois: o exame de toque retal, onde através da palpação da porção posterior e lateral da glândula avalia-se seu tamanho, forma e textura; e o exame de PSA, que mede no sangue a quantidade de uma proteína produzida pela glândula – o Antígeno Prostático Específico, cuja elevação pode significar um tumor.
Lembre-se…
Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Procure ter uma alimentação saudável e praticar uma atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar bebidas alcoólicas (2). Seu corpo agradece!
Referências Bibliográficas:
-
1.Instituto Lado a Lado pela Vida. História da Campanha Novembro Azul. Disponível em: < https://ladoaladopelavida.org.br/historia-da-campanha-novembro-azul/ >.
-
2. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso >.
-
3. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Detecção precoce do câncer / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2021. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/deteccao-precoce-do-cancer >.