25/10 – Dia do Cirurgião Dentista

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Ana Gardênia Alves Santos e Silva - Teleconsultora Odontóloga

Você sabia?
Em 25/10 são comemoradas duas datas muito importantes: o Dia do Cirurgião Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal. (1)
Em 25 de outubro de 1884, pelo Decreto-Lei nº 9.311, foram criados os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião Dentista. Assim, a escolha desta data para celebrar o Dia do Dentista é uma homenagem a criação do curso de Odontologia no país.(2)

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração.

Apesar de, em geral, poderem ser prevenidas, as doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. Exemplos dessas enfermidades são as cáries, as inflamações na gengiva, a perda de dentes e o câncer de boca.(3)

As doenças bucais trazem consequências tanto para as pessoas diretamente afetadas e suas famílias como para a sociedade como um todo. As dores crônicas e a dificuldade para mastigar prejudicam a qualidade de vida, e os tratamentos demandam que o indivíduo se ausente da escola ou do trabalho.(4)

O Cirurgião-Dentista é o profissional de saúde que atua na prevenção e tratamento de várias doenças bucais que acometem a população. A data chama atenção para a importância do cuidado em saúde bucal com visitas periódicas ao cirurgião-dentista e da necessidade de conscientização da população acerca da manutenção da saúde bucal e sua consequente influência na qualidade de vida de indivíduos e comunidades.(5,6)

Mas talvez a maior preocupação do cirurgião-dentista brasileiro nesta data, seja a de criar condições para que toda a população do país tenha acesso ao tratamento odontológico. Neste sentido, visando o cuidado integral no SUS, o programa Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal – levou a milhares de municípios do país o acesso ao tratamento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (7).

A Atenção Primária (APS), por meio das Unidades Básicas de Saúde, Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal, é uma das portas de entrada do indivíduo com necessidade de cuidado em saúde bucal, cujas ações são centradas em um modelo de atenção integral à saúde, onde haja a incorporação progressiva de ações de promoção e de proteção, ao lado daquelas propriamente ditas de recuperação.(7)

Referências Bibliográficas :

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei 10.465 de 27 de maio de 2002. Institui o Dia 25 de outubro como “Dia Nacional da Saúde Bucal”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10465.htm. Acessado em: 14/10/2022

2. BRASIL. Decreto Lei 9.311 de 25 de outubro de 1884. Criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia no Brasil. Disponível em:. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-9311-25-outubro-1884-545070-publicacaooriginal-56989-pe.html. Acessado em: 14/10/2022

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal – Cadernos de Atenção Básica, n. 17. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad17.pdf (acessado em: 09/02/2022)

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal. Cartilha: Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 12 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mantenha_sorriso_fazendo_higiene_bucal.pdf (acessado em: 09/02/2022)

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 116 p.

6. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2004

7. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004