Por: Ana Lúcia Pacheco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde
VOCÊ SABIA?
Todo paciente do sistema público e privado de saúde tem o direito de receber cuidados paliativos, caso seja diagnosticado com alguma doença crônica ou aguda que ameace a sua vida.
Os Cuidados Paliativos são indicados para todas as pessoas que sofrem de uma doença que ameaça a vida e que piora ao longo do tempo sendo, também conhecida como doença terminal.
– 78% das pessoas que precisam de cuidados paliativos vivem em países em desenvolvimento;
– 40 milhões de pessoas precisam de cuidados paliativos a cada ano e 20 milhões, no final da vida;
– 18 milhões de pessoas morrem, todo ano, sentindo dor e angústia, desnecessariamente, por falta de cuidados paliativos.
O Ministério da Saúde publicou a Resolução MS-CITnº41/18, onde as regras sobre os cuidados paliativos estejam no contexto dos cuidados continuados integrados no âmbito do Sistema Único de Saúde(SUS). A meta é ver os pacientes desde o diagnóstico da doença até a fase terminal, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes, cuja doença não tem cura. (1)
O QUE SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS?
São os cuidados prestados com o objetivo da melhoria da qualidade de vida de pacientes e suas famílias, através da prevenção, alívio das dores físicas, psicológicas, sociais e espirituais da pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida. (4)
PRINCÍPIOS NORTEADORES:
-
-
1.A identificação da necessidade dos cuidados paliativos deve ser identificada o mais precocemente possível para melhor acompanhamento e tratamentos da doença.
-
2.Através de uma boa investigação das necessidades do paciente e para compreender qual o melhor tratamento e manejo dos sintomas apresentados.
-
3.Reafirmar a vida e sua importância.
-
4.Entender que a morte faz parte natural da vida sem antecipar nem adiar.
-
5.Solicitar avaliação da dor e outros sintomas que causem desconforto ao paciente.
-
6.No cuidado ao indivíduo uma equipe multiprofissional, avaliará os aspectos biopsíquicos e espirituais, com o objetivo de um tratamento mais eficaz.
-
7.Prestar apoio ao paciente visando uma melhor qualidade de vida, auxiliando-o a viver tão ativamente quanto possível até a sua morte.
-
8.Entender os familiares e entes queridos como parte do processo, dando-lhes apoio durante a fase da doença, luto e pós óbito do paciente. (2)
Crianças, adultos e idosos que possuem doença crônica e/ou ameaçadora da vida podem se beneficiar com os Cuidados Paliativos., em todos os níveis de atendimento, primário, secundário e serviços especializados. Todos os profissionais de saúde que sejam qualificados através de treinamento apropriado; como cuidados paliativos gerais, fornecido por profissionais de atenção primária e por profissionais que tratam doenças potencialmente fatais com um bom conhecimento básico de cuidados paliativos; ou ainda como cuidados paliativos especializados, prestados por equipes especializadas neste tipo de cuidado.(2)
FRASES: CUIDADOS PALIATIVOS
“O sofrimento não é um sintoma, nem é um diagnóstico, mas uma experiência humana muito complexa.” António Barbosa (2003)
“O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida.” Cicely Saunders
“A morte não é algo a ser temido. É algo para ser reconhecido e aceito.” Buda
“Houve um tempo em que nosso poder perante a Morte era muito pequeno. E, por isso, os homens e as mulheres dedicavam-se a ouvir a sua voz e podiam tornar-se sábios na arte de viver. Hoje, nosso poder aumentou, a Morte foi definida como inimiga a ser derrotada, fomos possuídos pela fantasia onipotente de nos livrarmos de seu toque. Com isso, nós nos tornamos surdos às lições que ela pode nos ensinar. E nos encontramos diante do perigo de que, quanto mais poderosos formos perante ela (inutilmente, porque só podemos adiar…), mais tolos nos tornaremos na arte de viver.” Rubem Alves – O médico.
“Curar às vezes, aliviar muito frequentemente e confortar sempre.” Oliver Holme
“Ao cuidar de você no momento final da vida, quero que você sinta que me importo pelo fato de você ser você.” Cicely Saunders
“Quando nada mais pudermos fazer por alguém, é preciso que nós saibamos estar ao seu lado.” Danielle Hons
“Os homens recusam-se a pensar na hora da morte e quando ela chega, encontram-se despreparados. Surpresos, são obrigados a carregar um duplo fardo.” Filodemo, filósofo palestino séc. I a.C.
“Os corpos não sofrem, as pessoas sofrem.” Eric Cassel
“Não se iluda. Fugindo ou não dela, é a morte que dá sentido à vida. É diante da possibilidade do fim que criamos uma existência que valha a pena. Sem ela, deixaram tudo para um amanhã que nunca chegaria, presos a um presente tão repetitivo quanto infinito. Calar a morte é uma burrice, já que inútil, mas é principalmente a perda de uma grande oportunidade para viver uma vida mais viva.” Eliane Brum (Jornalista e Escritora)
“Assistir a Morte em paz de um ser humano, faz-nos recordar uma estrela cadente, uma de milhões de luzes num vasto céu, que brilha durante um curto instante, para se extinguir para sempre na noite sem fim.” (Kübler-Ross, 2005)
“Cuidado paliativo não é uma alternativa de tratamento, e sim uma parte complementar e vital de todo acompanhamento do paciente.” Cicely Saunders
“Não há riqueza maior que a saúde do corpo, nem contentamento maior que a alegria do coração. É melhor a morte do que uma vida amarga e o descanso eterno, mais que uma doença prolongada.” Eclesiástico 30, 16-17.
Referências Bibliográficas :
1.Brasil, Ministério da Saúde. Onco guia; http://www.oncoguia.com.br/mobile/conteudo/ministerio-da-saude-normatiza-cuidados-paliativos-no-sus/12380/990/
2. Brasil, Ministério da Saúde Manual de Cuidados Paliativos Ministério da Saúde Secretaria de Atenção Especializada à Saúde/SAES Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência/DAHU Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar/CGAHD CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês;
3.ABRALE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINFOMA E LEUCEMIA, https://www.abrale.org.br/informacoes/cuidados-paliativos/
4.Brasil, INCA INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/acoes-de-controle/cuidados-paliativos#:~:text=Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da,a%20vida%2C%20por%20meio%20da






