Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica
Setembro é considerado o Mês Mundial do Alzheimer, e neste contexto, o dia 21 de setembro é tido como ponto focal, data onde ocorrem a maioria das atividades educacionais e de conscientização acerca da doença.
Quer saber mais sobre a doença? O Telessaúde Sergipe reuniu algumas perguntas e respostas frequentes acerca do Alzheimer. Vem conferir!
-O que é a doença de Alzheimer?
A doença se apresenta como uma demência, decorrente da morte de células cerebrais. ‘Demência’ é um termo usado para descrever diferentes distúrbios cerebrais que afetam funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem). A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência (1,2).
-Quais são os primeiros sintomas da doença?
Apesar de serem variados e afetarem as pessoas de diferentes modos, os sintomas iniciais mais frequentes são a perda de memória de curto prazo (lembrar fatos que aconteceram recentemente) e de habilidades práticas do dia-a-dia (como não saber em que ordem colocar as roupas, por exemplo), que podem levar o indivíduo a afastar-se de atividades laborais ou mesmo sociais (1,2).
-O que causa a doença de Alzheimer?
Não se sabe exatamente o que desencadeia as alterações características que ocorrem no tecido cerebral de alguém com doença de Alzheimer. Na maioria dos casos, acredita-se que os genes, juntamente com fatores ambientais,contribuam para a suscetibilidade de uma pessoa a desenvolver a doença, e em raros casos genes anormais podem realmente causá-la (1,2).
-Qual o tratamento para a doença de Alzheimer?
Não há cura para a doença de Alzheimer. O tratamento baseia-se no controle dos sintomas; e estudos têm sido feitos para desenvolver drogas capazes de retardar sua progressão. Tratamentos não medicamentosos, incluindo apoio prático e emocional, são importantes e eficazes, não somente para as pessoas que vivem com demência, mas também seus cuidadores e familiares (2).
-É possível prevenir a doença de Alzheimer?
Não se conhece o suficiente sobre o que causa a doença de Alzheimer para que se possa recomendar medidas de prevenção. Embora não existam medidas preventivas específicas, recomenda-se um estilo de vida saudável, baseado em uma dieta equilibrada, em manter-se física, mental e socialmente ativo(a), não fumar e não beber muito álcool (2).
Fique sabendo…
“Conheça a demência, conheça a doença de Alzheimer”: este é o tema da campanha para o Mês Mundial da Doença de Alzheimer 2022, coordenada pela Alzheimer’s Disease International, uma federação internacional de associações de Alzheimer e demência em todo o mundo. Este ano, o destaque é sobre a importância do apoio às pessoas que vivem com demência e às famílias após o diagnóstico (3).
Referências Bibliográficas:
1. ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer. O que é Alzheimer. Disponível em: < https://abraz.org.br/2020/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer-2/ >.
2. Alzheimer’s Disease International. Frequently asked questions about dementia. Disponível em: <https://www.alzint.org/about/dementia-facts-figures/frequently-asked-questions-around-dementia/ >.
3. Alzheimer’s Disease International. Know Dementia, Know Alzheimer’s. Disponível em:>.http://< https://www.alzint.org/get-involved/world-alzheimers-month/know-dem entia-know-alzheimers/ >.