Por: Vanessa Tavares de Gois Santos - Teleconsultora Odontóloga
Você sabia?
O Dia Mundial da Voz começou a ser comemorado no Brasil em 1999 como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto; depois a data passou a ser celebrada em vários países (1).
O dia Nacional da Voz, instituído por meio da Lei nº 11.704/2008, tem como objetivo informar a população sobre a importância da voz para promoção de saúde e sobre sinais e sintomas que propiciam o diagnóstico precoce de doenças, como câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos (1).
A voz é uma característica individual de cada pessoa. Através dela são sentidas emoções, impressões e intenções do indivíduo (1).
É de responsabilidade do profissional fonoaudiólogo o treinamento e aperfeiçoamento da voz humana. Eles trabalham individualmente ou interdisciplinarmente com outros profissionais da saúde como psicólogos, neurologistas, otorrinolaringologistas, etc. Podem atuar tanto em instituições públicas como hospitais, escolas, centros de saúde, como no âmbito da saúde privada em consultórios e clínicas (2).
Durante a pandemia pelo coronavírus, com as modificações no modo de atuação desses profissionais, o monitoramento de pacientes por meio de atendimento telefônico foi uma alternativa complementar à sua atuação (3).
Há meios de proteção à voz, por meio de atitudes simples que podem ser executadas sem dificuldades pelo indivíduo, como por exemplo: evitar tosses e pigarros excessivos, evitar gritos e falas altas por tempo prolongado, beber bastante água ao longo do dia, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, evitar pastilhas e sprays que funcionam como anestésicos para a voz, não fumar, evitar café ou chá preto em excesso, evitar derivados do leite ou achocolatados antes do uso profissional da voz (pois aumentam secreção no trato vocal), além disso, repousar a voz durante intervalos de trabalho (1).
Outras dicas importantes para a preservação da saúde vocal são: se o indivíduo for alérgico, evitar se expor a mudanças bruscas de temperatura respirando pela boca, sempre tentar manter a respiração nasal para não haver impactos na qualidade da voz (1).
Os fonoaudiólogos esclarecem que é importante cuidar da saúde da voz não só para profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho (professores, operadores de telemarketing, atores, cantores, locutores, palestrantes, entre outros); mas também para todos os indivíduos, possibilitando ações de autoavaliação para que as pessoas procurem profissionais qualificados caso observem alguma modificação no seu padrão vocal (4).
Ao ser percebida dor de garganta que não melhora, rouquidão ou falhas na voz por mais de 15 dias, além de tosse, dor ou dificuldade para engolir, procure uma avaliação médica! Escute sua voz! (1)
16 DE ABRIL – DIA NACIONAL E MUNDIAL DA VOZ!
Referências Bibliográficas:
-
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Notícias. “Um Mundo, Muitas Vozes”: 16/4 – Dia Mundial e Nacional da Voz. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/um-mundo-muitas-vozes-16-4-dia-mundial-e-nacional-da-voz/
-
2. Laboratório Oswaldo Cruz. Notícias. 9 de dezembro – Dia do fonoaudiólogo. Disponível em: https://www.oswaldocruz.com/site/noticias-em-geral/noticias/9-de-dezembro-dia-do-fonoaudiologo
-
3. Araújo, Brenda Carla Lima et al. Speech therapy practice in hospital settings and COVID-19 pandemic. Revista da Associação Médica Brasileira [online]. 2020, v. 66, n. Suppl 2 [Accessed 4 November 2021], pp. 10-12. Available from: <https://doi.org/10.1590/1806-9282.66.S2.10>. Epub 21 Sept 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9282.66.S2.10.
-
4. CREFONO 1. Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região. Notícias. 16 de abril, Dia Mundial da Voz: Campanha será em parceria com SBFa. Disponível em: https://crefono1.gov.br/16-de-abril-dia-mundial-da-voz-campanha-sera-em-parceria-com-sbfa/






