04/03 – Dia Mundial da Obesidade

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica 

Você sabia?
A World Obesity Federation alterou a data do Dia Mundial da Obesidade, anteriormente celebrada em 11 de outubro, para 4 de março. Este dia é dedicado a abordar a epidemia global de obesidade. Ao aumentar nosso conhecimento e compreensão das causas básicas da doença, podemos melhorar o bem-estar em nossas sociedades e criar vidas mais felizes, saudáveis e mais longas para todos (1).

 

A obesidade é um distúrbio que envolve excesso de gordura corporal, em quantidade que determina prejuízos à saúde, constituindo-se um fator de risco para uma série de outras doenças, tais como a hipertensão, o diabetes, artroses, artrites, refluxo esofágico, pedras na vesícula. Um indivíduo está obeso quando apresenta Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m². Para o IMC, a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m². Aqueles que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m² são diagnosticados com sobrepeso e também já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura (2-4).

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) aponta que, no Brasil, tanto o sobrepeso quanto a obesidade são mais prevalentes nas mulheres. Os dados registram que a obesidade atinge 21,8% dos homens e 29,5% das mulheres, aumentando progressivamente com a idade, e chegando a 38% de prevalência entre as mulheres de 40 a 59 anos de idade e a 30% entre os homens dessa mesma faixa etária (2,3).

São muitas as causas da obesidade. Se uma pessoa tem predisposição genética para desenvolver a doença, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo precipitarão seu desenvolvimento. Alguns problemas de ordem endocrinológica também podem ser causa de obesidade. Por estes motivos, o tratamento deve ser instituído de forma individualizada, sendo importante a avaliação e o acompanhamento com um especialista (4).

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. Um estilo de vida sedentário, refeições com poucos vegetais e frutas, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças (4).

O Dia Mundial da Obesidade busca incentivar soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizando tratamentos adequados nos casos de sobrepeso e obesidade. Restrição de comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal; tributação de bebidas açucaradas e melhoria do acesso a alimentos saudáveis; abertura de espaços seguros nas cidades para recreação infantil e realização de atividades físicas; incentivo de hábitos de vida saudáveis para crianças constituem ações efetivas e pertinentes no contexto desta data (3).

 

Referências Bibliográficas:

1. World Obesity Day. Healthcare Professionals. Healthcare for Everybody. Disponível em: < https://www.worldobesityday.org/healthcare-professionals >

2. Pesquisa nacional de saúde: 2019: atenção primária à saúde e informações antropométricas: Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 66p. ISBN 978-65-87201-25-2. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101758.pdf >

3. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 04/3 – Dia Mundial da Obesidade. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/04-3-dia-mundial-da-obesidade/ >

4. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM. 10 Coisas que você precisa saber sobre obesidade. Disponível em: < https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade-2/ >​