Fevereiro Laranja – Leucemia

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Vanessa Tavares de Gois Santos - Teleconsultora Odontóloga 

Você sabia?
Existem mais de 12 tipos de leucemia. Os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL) (1).

É na medula óssea do nosso organismo, conhecida como tutano, onde são produzidas as células sanguíneas. Ela ocupa cavidades no interior dos ossos e nessas cavidades são encontradas as células-tronco que originam os glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.

Quando uma célula do sangue não consegue ficar madura o suficiente para exercer sua função, ela sofre uma mutação genética e se transforma em uma célula maligna ou anormal. Esta não exerce sua função de forma plena, multiplica-se com facilidade e morre mais lentamente do que a célula saudável. Assim, as células saudáveis vão sendo substituídas por anormais e isso caracteriza a situação conhecida como leucemia. Geralmente atinge os glóbulos brancos (células de defesa do organismo) e a origem é desconhecida (1,2).

A estimativa para o triênio 2020-2022 realizada pelo Instituto Nacional do Câncer previu 10.810 casos no Brasil, sendo 5.920 homens e 4.890 mulheres (1).

Os sintomas que devem ser considerados como suspeitos para a leucemia são anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, sangramentos na gengiva e nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos. Podem aparecer também gânglios linfáticos inchados, perda de peso sem motivo aparente, febre alta contínua, desconforto

abdominal e dor nas articulações e nos ossos. Caso a doença afete o Sistema Nervoso Central (SNC), podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação. A leucemia pode ocorrer em homens, mulheres e crianças. O paciente deve ser avaliado por profissional médico, feita coleta de medula óssea e exames específicos para diagnóstico da doença (1,3).

Há alguns fatores suspeitos de associação com a leucemia, tais como tabagismo, presença de radiação ionizante, quimioterapia, síndrome de Down e doenças hereditárias, histórico familiar, idade, exposição a agrotóxicos, etc (1).

Existe tratamento para leucemia. O objetivo é que a medula volte a produzir células normais, destruindo as células doentes. Os tipos de procedimentos dependem do tipo da doença. Pode-se realizar quimioterapia, transfusão de sangue, radioterapia, transplante de medula, uso de agentes orais e imunológicos, etc (1,4).

Atualmente no Brasil existem 5.419.941 doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo (Dados de 2021 do Ministério da Saúde) (4). Acesse o site do Redome e veja como ser um doador de medula óssea (http://redome.inca.gov.br/).

A campanha FEVEREIRO LARANJA busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da leucemia e da doação de medula óssea. Por ser um tipo de câncer comum entre os brasileiros (atualmente ocupa a 9ª posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e 11ª em mulheres), a leucemia merece atenção quanto aos seus sinais e sintomas! (5).

*Fique atento(a) aos sinais do seu corpo!*

**Seja um doador de medula óssea e salve vidas!**

 

 

Referências Bibliográficas

  1. 1. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer – INCA. Tipos de câncer – Leucemia. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia

  2. 2. Biblioteca Virtual da Saúde – BVS. Segunda Opinião Formativa (SOF): Qual a diferença entre anemia e leucemia? Núcleo Telessaúde Mato Grosso do Sul. Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/qual-a-diferenca-entre-anemia-e-leucemia/

  3. 3. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS). Notícias. Fevereiro laranja: mês de combate a leucemia. Disponível em: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/fevereiro-laranja-mes-de-combate-a-leucemia

  4. 4. Ministério da Saúde. Notícias 2021. Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/setembro/brasil-tem-o-terceiro-maior-banco-de-doadores-de-medula-ossea-do-mundo#:~:text=Atualmente%20existem%205.419.941%20de,banco%20com%20financiamento%20exclusivamente%20p%C3%BAblico.

  5. 5. Ministério da Saúde. Notícias 2021. Campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre a leucemia. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/02/campanha-fevereiro-laranja-busca-conscientizar-sobre-a-leucemia