18/09 – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Vanessa Tavares de Gois Santos -  Teleconsultora Odontóloga 

Você sabia?
O número de participantes no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos, hoje já são quase 5,2 milhões. Esse número fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha (1).

No terceiro sábado de setembro (18/09) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (1). A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação (2).

Pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita são os pacientes que necessitam de transplante de medula óssea.

No caso específico das leucemias, é importante lembrar que a indicação de transplante irá depender do tipo de leucemia e da resposta inicial ao tratamento com quimioterapia e, em muitas situações, a doença pode ser curada, apenas, com tratamento convencional com quimioterapia e/ou radioterapia (2).

O transplante de medula óssea consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável (3).

O processo de transplante tem início com testes específicos de compatibilidade, onde são analisadas amostras do sangue do receptor e do doador, buscando a melhor compatibilidade possível a fim de evitar processos de rejeição da medula pelo receptor, bem como outras complicações como a agressão de células do doador contra órgãos do receptor (3).

O potencial doador de medula óssea deve fazer um cadastro em um banco de registro de doadores voluntários (REDOME – http://redome.inca.gov.br/) que deve ser atualizado para que seja possível entrar em contato com o possível doador com a maior brevidade possível. Link para manter os dados do doador atualizados: http://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/.

Para ser um possível doador, o indivíduo deve ter entre 18 e 35 anos de idade, ter bom estado de saúde, não possuir doença infecciosa transmissível pelo sangue (Ex. HIV e hepatite), não apresentar histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (lúpus, artrite reumatóide). O doador permanece com cadastro ativo no REDOME até 60 anos, podendo ser selecionado para doar a pacientes ao longo da sua vida (2).
Os riscos do transplante para o paciente se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Para o doador, os riscos são poucos. Dentro de poucas semanas, a medula óssea estará inteiramente recuperada (3).


Para saber mais sobre o transplante de medula óssea, acesse: https://www.inca.gov.br/tratamento/transplante-de-medula-ossea.
Dados do REDOME (4):

– Doadores cadastrados no Brasil: 5.411.868;
– Número de pacientes em busca de doador não-aparentado (média): 850;
– Doadores cadastrados em SERGIPE: 54.793;
– Número total de pacientes inscritos no REREME (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea), que já realizaram busca de doador não aparentado em SERGIPE: 121.

 

Seja um doador de medula óssea e salve vidas!

 

Referências Bibliográficas:

  1. 1. Universidade Aberta do SUS – UNASUS. Notícias. Saúde celebra o dia mundial do doador de medula óssea. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/saude-celebra-o-dia-mundial-do-doador-de-medula-ossea
  2. 2. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer – INCA. Perguntas freqüentes – O que é medula óssea? Disponível em: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/o-que-e-medula-ossea
  3. 3. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer – INCA. Tratamento do Câncer. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tratamento/transplante-de-medula-ossea
  4. 4. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer – INCA. REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Acesso aos dados. Disponível em: http://redome.inca.gov.br/o-redome/dados/