Como saber se devo procurar um nutricionista ou um nutrólogo?

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

 

Por: Bárbara Chagas - Responsável Técnico em Educação à Saúde

VOCÊ SABIA?
Você sabe a diferença entre a atuação e as atribuições de um nutricionista e um nutrólogo? As dúvidas entre o limite da atuação desses profissionais são frequentes, tanto no próprio mercado quanto entre os pacientes, pois a maioria não sabe quando procurar um ou outro.

 

Antes de pontuar as diferenças, é relevante destacar o que esses profissionais têm em comum: ambos cuidam da saúde das pessoas, por meio da adoção de hábitos alimentares saudáveis (3).

Já as diferenças entre nutricionista e nutrólogo podem ser caracterizadas primeiramente pela formação acadêmica, já que o nutricionista é o profissional com graduação em Nutrição e o nutrólogo é o profissional com graduação em Medicina e especialização em Nutrologia. Além disso, enquanto o nutrólogo diagnostica doenças ligadas ao metabolismo e é licenciado para a prescrição de medicamentos, o nutricionista promove educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, e é o ÚNICO profissional licenciado para a prescrição de dietas (1,2,4).

Isso não significa que nutrólogos e nutricionistas atuem de forma isolada ou concorrente. Pelo contrário, eles devem trabalhar em conjunto para oferecer melhor qualidade de vida para a população (3).

 

Faça o teste abaixo e identifique se você deve buscar um nutricionista ou um nutrólogo.

1. Você compreende os motivos que te levam a perder ou ganhar peso?

A) Sim, sei que as alterações no meu peso podem ser consequência dos meus hábitos alimentares.

B) Não, eu acredito que me alimento bem, e sigo um estilo de vida saudável (evito bebida alcoólica, não fumo, pratico atividade física regular, tenho boa qualidade de sono) e não entendo os motivos que possam estar atrapalhando alcançar meus objetivos.

2. Você está em busca de um profissional que adeque sua rotina alimentar, com foco no que você deve comer ou evita?

A) Sim, é exatamente disso que preciso.

B) Não, não estou disposto a fazer alterações no meu hábito alimentar.

3. Você espera sair do consultório com uma receita de medicamento em mãos?

A) Não, eu sei que posso conseguir perder peso e melhorar minha saúde somente com reeducação alimentar.

B) Sim, é exatamente isso que espero.

Você está em busca de um profissional que faça diagnóstico de alguma doença que você acredita ter, relacionada a sua alimentação?

A) Não, eu já tenho o diagnóstico.

B) Sim, eu preciso de alguém que descubra o que tenho.

Você está em busca de um profissional que possa prescrever suplementos hormonais?

A) Não, não é este o meu objetivo.

B) Sim, é exatamente disso que preciso.

 

Se você marcou mais a letra A, pode ser que você esteja em busca de um nutricionista. O profissional dessa área é especializado em elaborar planos e orientações alimentares individualizadas para quem quer atingir um estilo de vida mais saudável, busca perder peso, e até mesmo para quem precisa adaptar a alimentação por ter recebido o diagnóstico de alguma doença. Também cabe ao nutricionista fazer uma avaliação da sua composição corporal e identificar as suas necessidades nutricionais considerando todas as avaliações realizadas.

Agora, se sua opção principal foi a letra B, a sugestão é que procure por um nutrólogo que tem formação médica e especialização em nutrologia. Se for o caso este profissional pode até prescrever medicamentos.

 

Dia 31 de agosto – Dia do Nutricionista

 

Referências Bibliográficas:

  1. 1. BRASIL. Resolução/CFN nº 600/2018, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_600_2018.htm. Acesso em 27 de ago 2021.
    2. DUTRA DE OLIVEIRA, José Eduardo. Nutrologia: especialidade médica. Rev Assoc Med Bras, v. 54, n.6, p. 471-86, 2008.
    3. MUÑOZ, Karen Fernanda Ferruch; PEREIRA, Caroline Aguiar; LIMA, Júlia Romero de; LORA, Priscila Schmidt. Nutrology and Nutrition in Intensive Care Units: Synergy in Search of Excellence. International Journal of Nutrology, v.9, n.1, p. 109-117, Jan / Abr 2016.
    4. VIEIRA, Mariana de Sousa Nunes, Matias, Karolina Kellen e Queiroz, Maria Goretti. Educação em saúde na rede municipal de saúde: práticas de nutricionistas. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2021, v. 26, n. 02 [Acessado 30 Agosto 2021] , pp. 455-464. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.41062020>.