Por: Vanessa Tavares de Gois Santos - Teleconsultora Odontóloga
Você sabia?
De acordo com o relatório global da asma 2018 (www.globalasthmareport.org) estima -se que a doença afete até 339 milhões de pessoas em todo o mundo. O Brasil é o 8º país em prevalência de asma (±10%) (1).
A asma é um grande problema de saúde a nível mundial com 2,5 milhões de mortes anuais estimadas. É considerada uma doença heterogênea caracterizada por sintomas variáveis tais como sibilo, falta de ar, opressão e/ou tosse no peito, e limitação do fluxo de ar expiratório (1).
A doença tem uma natureza multicausal e tem sido associada a fatores genéticos, socioeconômicos, emocionais e ambientais (1). Os sintomas da doença geralmente são desencadeados por alérgenos, como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, stress e uma série de fatores (2).
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), no Brasil a prevalência de asma é de 20% entre os adolescentes, e apenas 12,3% dos asmáticos estão com a doença bem controlada (3).
Diagnósticos tardios podem interferir no tratamento precoce, dificultando direcionamento de condutas e elevando hospitalizações (4).
Os fatores que influenciam a resposta ao tratamento da asma incluem o seguinte: diagnóstico errado; falta de aderência do paciente do tratamento; uso de medicamentos que podem diminuir a resposta ao tratamento (anti-inflamatórios não esteróides e beta-bloqueadores); exposição interior (por exemplo, ao pó ou fumo); exposição profissional; tabagismo; e outras comorbidades.
Portanto, recomenda-se que os fatores que influenciam o controle da asma sejam verificados antes de qualquer modificação no tratamento de doentes com asma, parcialmente controlada ou não controlada (3,5).
Na maior parte dos casos, a doença tem controle por meio de um plano de ação definido junto ao médico e uso de medicamentos preventivos, como os corticoides inalatórios, isolados ou associados a broncodilatadores (2).
O plano para o controle da asma deve considerar individualidades do paciente, ter uma abordagem personalizada que busque a educação para o manejo da doença. Avaliações periódicas são necessárias para monitorar o controle e possíveis riscos de exacerbações (5).
Diante da pandemia da COVID-19 e explosão de casos no Brasil, a SBPT alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem redobrar a atenção com as medidas de precaução ao novo coronavírus: higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o isolamento social e, se for necessário sair de casa, usar máscara, especialmente os portadores das formas mais graves da doença (3).
O controle da asma deve ser realizado de forma criteriosa. A asma grave pode levar o paciente a óbito ou trazer sérias consequências à sua saúde.
21 de Junho – Dia Nacional de Controle da Asma!
Referências:
- 1.Global Strategy for Asthma Management and Prevention 2020. GLOBAL STRATEGY FOR ASTHMA MANAGEMENT AND PREVENTION. www.ginasthma.org. Published online 2020. www.ginasthma.org
- 2.BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Referência em Atenção à Saúde – CRAS. Universidade Federal da Paraíba. Notícias: 21 de junho – Dia nacional de controle da asma. Disponível em: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/21-de-junho-dia-nacional-do-controle-da-asma
- 3.Pizzichini MMM, Carvalho-Pinto RM, Cançado JED, Rubin AS, Cerci Neto A, Cardoso AP, Cruz AA, Fernandes ALG, Blanco DC, Vianna EO, Cordeiro Junior G, Rizzo JA, Fritscher LG, Caetano LSB, Pereira LFF, Rabahi MF, Oliveira MA, Lima MA, Almeida MB, Stelmach R, Pitrez PM, Cukier A. 2020 Brazilian Thoracic Association recommendations for the management of asthma. J Bras Pneumol. 2020 Mar 2;46(1):e20190307. doi: 10.1590/1806-3713/e20190307.
- 4.Zar, HJ, Levin, ME. Challenges in treating pediatric asthma in developing countries. Paediatr Drugs. 2012 Dec 1;14(6):353-9. doi: 10.2165/11597420-000000000-00000.
- 5.Global Initiative for Asthma [homepage on the Internet]. Bethesda: Global Initiative for Asthma; c2019 [cited 2019 Mar 01]. Global Strategy for Asthma Management and Prevention (2019 update). [Adobe Acrobat document, 201p.]. Available from: https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2019/06/GINA-2019-main-report-June-2019-wms.pdf






