* Lilian dos Santos Libório – Teleconsultora enfermeira – Núcleo de Telessaúde Sergipe
ᅠ
A tuberculose é infecção causada por uma bactéria – Mycobacterium tuberculoses (bacilo de Koch), que atinge principalmente os pulmões, sendo chamada de tuberculose pulmonar, mas pode acometer diversas partes do organismo, neste caso sendo chamada de tuberculose extrapulmonar (1).
Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a TB como emergência mundial, o Brasil está entre os 30 países de alta carga para TB e TB-HIV considerados prioritários pela OMS para o controle da doença no mundo. Em 2015, o percentual de detecção da tuberculose no país, segundo a OMS, foi de 87,0% (1,2).
Já a covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global (3).
ᅠ
A seguir listamos 10 informações importantes para se saber sobre a tuberculose e COVID (4):
ᅠ
1 – Ao me proteger para COVID-19 também estou me protegendo da tuberculose (TB)?
ㅤ
Algumas medidas de prevenção são comuns para as duas infecções por diminuírem a carga de micro-organismos, tanto das bactérias quanto dos vírus no ambiente, como por exemplo, higiene da tosse, manter ambientes arejados e ventilados e evitar aglomerações.
Na tuberculose a transmissão acontece por aerossóis, ou seja, no momento em que uma pessoa com TB tosse ou espirra as bactérias ficam suspensas no ar e quando são inaladas por outras pessoas sadias atingem os pulmões iniciando o processo de infecção.
Já a COVID-19 é transmitida por gotículas que, quando expelidas no ar, são pesadas e caem em objetos ou superfície ao redor da pessoa. O contato das mãos em superfícies ou objetos contaminados pode levar os vírus às mucosas – olhos, boca, nariz, por isso é preciso higienizar as mãos o máximo possível, evitar contato físico entre as pessoas e não tocar o rosto com as mãos.
2 – A vacina BCG protege contra gripe e COVID-19?
ㅤ
A vacina BCG protege crianças até 5 anos de idade contra formas mais graves da tuberculose, não protege contra a tuberculose pulmonar, que é a forma transmissível da doença, e nem contra gripe e COVID-19.
3 – É possível ter COVID-19 e tuberculose ao mesmo tempo?
ㅤ
As duas doenças podem acontecer ao mesmo tempo, pois as duas infecções são diferentes, a tuberculose é causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculoses ou bacilo de Koch) e a COVID-19 por um vírus (SARS-CoV2).
4 – Estou tratando tuberculose, sou considerado (a) como grupo de risco para a doença grave da COVID 19?
ㅤ
Sim. A tuberculose é uma doença que afeta prioritariamente os pulmões, que também são afetados pela COVID-19. O comprometimento pulmonar da pessoa com tuberculose ou sequelas pulmonares que podem permanecer em pessoas que já tiveram tuberculose no passado, podem, a depender da extensão, favorecer para maior gravidade em quadros de pneumonia associada à COVID-19.
5 – Tenho HIV e estou fazendo tratamento para tuberculose, tenho mais chances de ter COVID-19?
ㅤ
As chances de infecção pela COVID-19 são as mesmas para toda a população, porém pessoas com comprometimento do sistema imunológico, como pessoas vivendo com HIV, em uso de medicamentos imunossupressores, com comorbidades associadas – diabetes, hipertensão, tuberculose, entre outras, e idosos são consideradas grupo de risco para COVID-19 pela predisposição a desfechos mais desfavoráveis.
6 – Estou com tuberculose e começo a ter febre e piora da tosse, pode ser COVID-19?
ㅤ
Febre e tosse podem ser sintomas de diferentes infecções respiratórias como gripe, COVID-19, tuberculose, pneumonia, dentre outras. No caso da tuberculose, se a pessoa já estiver em tratamento também pode ser sinal de que os medicamentos não estão sendo eficazes. É recomendado que a pessoa com tuberculose que apresente esses sintomas busque o serviço de saúde para melhor investigação das causas seguindo as medidas de prevenção recomendadas: evitar aglomeração, utilizar máscara cirúrgica e fazer a higiene da tosse.
7 – Estou fazendo o tratamento diretamente observado (TDO), devo ir ao posto de saúde para receber os medicamentos?
ㅤ
Os serviços de saúde da rede de atenção à tuberculose foram orientados a considerar a menor exposição possível das pessoas em tratamento, portanto poderão usar estratégias para realização do TDO à distância, sempre que possível, além de flexibilizar a dispensação dos medicamentos mensalmente.
8 – Estou tratando da tuberculose, posso tomar a vacina da gripe (H1N1) e da COVID?
ㅤ
Sim. A vacinação é fundamental para evitar o adoecimento por outros vírus que poderiam comprometer o sistema imunológico prejudicando a resposta do corpo ao tratamento da tuberculose.
9 – Minha tosse começou há 3 semanas, mas não tive sintomas mais graves e não procurei atendimento. Devo procurar atendimento agora?
ㅤ
Sim. Tosse por mais de 3 semanas pode ser tuberculose. Procure o serviço de saúde da Atenção Primária mais próximo levando em consideração as medidas de proteção recomendadas: evitar aglomeração, fazer a higiene da tosse (cobrindo a boca com um lenço descartável) e uso de máscara cirúrgica ou de tecido/caseira.
10 – Quais os cuidados que a pessoa com tuberculose deve ter em relação ao COVID-19?
ㅤ
As medidas de proteção são as mesmas recomendadas para todos:
1. Evitar aglomerações;
2. Manter os ambientes limpos, ventilados e arejados;
3. Realizar constantemente a higienização das mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel 70%;
4. Usar máscara cirúrgica ou de tecido/caseira quando apresentar sintomas respiratórios, tais como tosse ou espirro.
5. Diminuir a frequência de visitas aos serviços de saúde, considerando-as somente em caso de necessidade ou para retirada dos medicamentos. É fundamental que a pessoa mantenha a realização do tratamento da tuberculose de forma regular.
ㅤ
REFERÊNCIAS
1 – Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
2 – WHO, WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global tuberculosis report 2017. [s.l.] Geneva: WHO, 2017.
3 – Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19. 1ª edição. Brasília-DF: Ministério da Saúde, 2020.
4 – Brasil. Ministério da Saúde. Perguntas e respostas frequentes sobre COVID – 19 e Tuberculose para pessoas em tratamento da TB. Brasília, 2020.






