Por: VANESSA TAVARES – TELECONSULTORA ODONTÓLOGA

Você sabia: Transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas?
A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde. A constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. A saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências. Trata-se de um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à comunidade.
Saúde mental e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e ganhar e aproveitar a vida (1). Ainda de acordo com a OMS, diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos. Em estudo publicado por pesquisadores de Sergipe na Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria em 2019, a depressão foi a principal causa de afastamento do trabalho, quando comparada aos demais transtornos mentais. A pesquisa incluiu todos os docentes que passaram pelo serviço de perícia médica da instituição e foram afastados do trabalho devido à depressão, no período de 9 anos (2009 a 2017), o que corresponde a uma amostra de 239 professores, em um universo de 9.981 docentes em atividade na rede pública estadual de Sergipe. A investigação ocorreu a partir de 2009, tendo em vista que esse foi o ano em que se iniciaram os registros eletrônicos dos prontuários, na instituição, sobre os servidores estaduais afastados. Sobre as características do afastamento, o episódio depressivo moderado correspondeu a 44,4% dos casos, o episódio depressivo 40,2% e o transtorno depressivo recorrente 28,9% (2).
Segundo dados da Previdência Social, a depressão é uma das maiores causas de afastamento do trabalho, tendo em vista que é capaz de afetar diretamente a saúde do trabalhador. De acordo com estimativas da OMS, há uma tendência de aumento da prevalência dessa patologia até 2020, tornando-se a maior causa de afastamento por transtorno mental no mundo (2, 3, 4).
Praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade, ajudam a manter a saúde mental em dia (5).
- Jamais se isole;
- Consulte o médico regularmente;
- Faça o tratamento terapêutico adequado;
- Mantenha o físico e o intelectual ativos;
- Pratique atividades físicas;
- Tenha alimentação saudável;
- Reforce os laços familiares e de amizades.
Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que existem no país, onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde de cada paciente. Nesses locais também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade. Outros pontos de assistência são: SAMU 192, sala de estabilização, UPA 24h e pronto socorro; Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); Unidades de Acolhimento (UA); Ambulatórios Multiprofissionais de Saúde Mental; Comunidades Terapêuticas; Enfermarias Especializadas em Hospital Gerale Hospital Dia (5).
Procure ajuda profissional caso necessite! Cuide bem da sua mente!
- Dica:

Fonte: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental
REFERÊNCIAS:
Nações Unidas do Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/saude-mental-depende-de-bem-estar-fisico-e-social-diz-oms-em-dia-mundial/
BARROS, A.O.; SANTANA, B.R.O.; BARROS, A.L.O.; MATTOS, R.M.P.R.; BARRETO, I.D.C.; PIMENTEL, D. Afastamento do trabalho por depressão em docentes da rede pública. Revista Debates in Psychiatry, Nº 1, Ano 9 – Jan/Fev 2019.
BRASIL. Ministério da Previdência Social. Previdência social: acompanhamento mensal dos benefícios auxílios-doença previdenciários, concedidos segundo os códigos da CID-10. Disponível: http://www.previdencia.gov.br/ dados-abertos/estatsticas/tabelas-cid-10/
BATISTA, J.B.V.; CARLOTTO, M.S.; MOREIRA, A.M. Depressão como causa de afastamento do trabalho: um estudo com professores do ensino fundamental. Psico. 2013; 44:257-62.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde mental: o que é, doenças, tratamentos e direitos. Disponível em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental






