Saúde Ocular: Mitos e Crenças Comuns

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica 

Vamos falar de Oftalmologia…

Saúde Ocular: Mitos e Crenças Comuns

Dúvidas sobre a saúde dos olhos são comuns, e muitas são as crendices sobre os cuidados que devemos ter para melhorar ou preservar nossa visão. O Telessaúde Sergipe traz esclarecimentos sobre alguns mitos relacionados a este tema. Vem conferir!

– Pessoas que lêem muito tendem a ficar com a visão desgastada.

Ao contrário do que se pensa, ler com frequência não desgasta a visão. A presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, costuma aparecer por volta dos 40 anos de idade, e isso não está relacionado ao hábito da leitura, mas sim com a própria faixa etária.

– Os óculos de grau devem ser trocados anualmente.

A troca de óculos varia de acordo com cada caso, e esta mudança não precisa, necessariamente, ocorrer a cada ano. Mais importante é fazer uma consulta oftalmológica anualmente, onde a necessidade da troca será avaliada por seu médico assistente.

– Ler com pouca luminosidade prejudica a visão.

A leitura em pouca luz causa fadiga nos olhos, o que gera um desconforto ocular. Mas isso não representa, necessariamente, uma alteração ou dano permanente à visão.

– O uso do computador danifica os olhos.

Usar um computador por longos períodos pode causar cansaço visual e sensação de ressecamento ocular, pois além do brilho de tela, tende-se a piscar menos em atividades que exigem mais atenção. Aplicar a regra 20/20/20, isto é, olhar para um objeto que está a 20 metros de distância (como olhar para fora da janela), por 20 segundos, a cada intervalo de 20 minutos em uso de telas, é benéfico porque relaxa o sistema visual.

Referências Bibliográficas :

  1. 1.Conselho Brasileiro de Oftalmologia https://cbo.net.br/2020/