17/11 – Dia Mundial De Combate Ao Câncer De Próstata

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

Por: Daniela Alves Freire - Médica Telereguladora e Ana Lúcia
Pachêco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde

Você sabia?
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais prevalente na população masculina, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais de 65 mil homens são acometidos pelo câncer de próstata a cada ano, no Brasil, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

A campanha Novembro Azul promove a conscientização para os cuidados integrais da saúde do homem. A atenção ao câncer de próstata norteia a iniciativa, mas a campanha reforça todos os anos a importância do acompanhamento periódico para a prevenção de outros agravos, como diabetes, doenças cardiovasculares, além da obesidade e do tabagismo. (1)

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. (2)

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, não costuma apresentar sinais ou sintomas nas fases iniciais. Alguns pacientes podem apresentar sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, uma maior necessidade de ir ao banheiro, além da presença de sangue na urina. A doença conta com perfis de evolução variáveis, podendo apresentar um crescimento lento ou rápido, de um paciente para outro. (1)

Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos. (3)

O exame de toque é um dos métodos de rastreio para a detecção precoce do câncer. O teste permite ao médico verificar a estrutura da próstata, bem como possíveis sinais de aumento ou outras alterações. Com o envelhecimento, a próstata pode aumentar de tamanho naturalmente, sem que haja qualquer tipo de doença. (1)

 Para o esclarecimento do diagnóstico, os especialistas também utilizam outro indicador chamado antígeno específico da próstata (PSA, na sigla em inglês). Embora a proteína seja produzida naturalmente pela glândula, o aumento no nível de PSA presente na circulação pode indicar a necessidade de investigação médica. (4)

A decisão da modalidade terapêutica a ser realizada após o diagnóstico do câncer de próstata é feita individualmente. Para pacientes diagnosticados com tumores de baixo risco, a visão contemporânea é o oferecimento do regime de observação vigilante como conduta e consiste em avaliações periódicas por meio de toque retal e dosagens do PSA, reservando-se a ressonância magnética da pelve e/ou biópsia prostática para ser realizada em intervalos variados. O tratamento definitivo deve ser indicado caso seja identificada progressão da doença em pacientes com expectativa de vida maior que 10 (dez) anos, poupando pacientes com tumores “indolentes” das consequências do tratamento. (1,4)

Pacientes portadores de tumores classificados como de risco de progressão alto ou moderado podem, em fases iniciais, ser adequadamente tratados e curados. (1,3)

 

Atenção: As informações existentes pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.

 

Referências Bibliográficas: 

1- Aconselhamento para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Sociedade Brasileira de Urologia, 2020. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/medicos/noticias/aconselhamento-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata/. Acesso em 11 de nov. De 2021. 

2-SMALETZ, O. Câncer de próstata. Albert Einstein – Sociedade beneficente israelita brasileira. São Paulo, 2018. Disponível em:  https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-prostata. Acesso em 16 de nov. de 2021.

3-  INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer – câncer de próstata. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata. Acesso em 11 de nov. de 2021. 

4- Mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Osvaldo Cruz – centro especializado em oncologia. São Paulo, 2021. Disponível em: https://centrodeoncologia.org.br/noticias-cancer/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/. Acesso em 16 de nov. de 2021.