Por: Marcella Cristina Halliday Muniz - Teleconsultora Médica
Transfusões de sangue são necessárias na condução clínica de variadas condições de saúde, tais como anemias graves, complicações durante a gestação e o parto, traumas graves consequentes a acidentes ou procedimentos cirúrgicos, bem como, no suporte de doenças hematológicas crônicas como a anemia falciforme, as talassemias e a hemofilia (1).
Quase 120 milhões de doações de sangue são realizadas anualmente, em mais de 12.000 hemocentros ao redor do mundo. Mas apesar do número expressivo, muitos pacientes que necessitam de uma transfusão não têm acesso oportuno a sangue seguro, especialmente nos países de baixa renda, onde a média de doações é cerca de sete vezes menor que em países de alta renda (1).
O sangue doado é usado de muitas maneiras além das transfusões de sangue total. Ao ser processado é convertido em três componentes: concentrado de glóbulos vermelhos (hemácias), concentrado de plaquetas e plasma; cada um usado para casos específicos na prestação de cuidados de saúde. Em alguns casos, isso permite que uma unidade (bolsa) de sangue doado atenda às necessidades de mais de um paciente (1-3).
Uma vez que o sangue doado pode ser armazenado apenas por um período limitado de tempo antes do uso, há uma necessidade constante de doações. A doação regular de sangue por um número suficiente de pessoas saudáveis é, portanto, fundamental para garantir que o sangue esteja sempre disponível quando e onde for necessário (1).
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) faz um convite à doação de sangue e traz orientações neste aspecto (2):
– O que preciso para doar?
- * Ter entre 16 e 69 anos de idade;
- * Pesar mais de 50Kg;
- * Apresentar documento de identificação com foto.
– Quais são as recomendações para o dia da doação?
- * Não vá doar sangue em jejum;
- * Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
- * Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- * Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
- * Evite comer alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação.
– Quem não pode doar?
- * Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
- * Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- * Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
- * Usuário de drogas;
- * Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 10 meses;
- * Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.
Referências Bibliográficas:
1. World Health Organization. Blood transfusion safety. Disponível em: < https://www.who.int/health-topics/blood-transfusion-safety#tab=tab_1 >.
2. Fundação de Saúde Parreiras Horta. Hemose. Seja um doador: doe sangue. Disponível em: < http://www.hemose.se.gov.br/ >.
3. International Society of Blood Transfusion/ISBT Science Series. Lozano, M.; Badawi, M. Indications for transfusion of blood components. 15(1); 320-330. 2020. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/voxs.12605 >.