JANEIRO VERDE – Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Colo do Útero.

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

Por: Ana Lúcia Pachêco Gambardella Souza - Referência Técnica em Gestão em Saúde

MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

 

MITOS

VERDADES

O uso do preservativo impede a transmissão do HPV?

MITO: a camisinha consegue barrar em até 70%, a transmissão do HPV.

Todas as mulheres que tem o HPV desenvolvem Câncer do colo do útero?

MITO: geralmente o sistema Imunológico elimina o vírus.

Os homens não desenvolvem doenças relacionadas ao HPV?

MITO: As manifestações aparecem às vezes como verrugas no pênis, ânus e orofaringe.

A infecção pelo vírus HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas?

VERDADE: pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas.

O HPV pode demorar até 20 anos para causar uma doença relacionada?


VERDADE: As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção.

Ter verrugas genitais é comum?

VERDADE: As verrugas podem se manifestar distintamente: podem ser únicas ou múltiplas, aparecerem isoladas ou em grupos. Podem ocorrer na vulva, no períneo (região entre a abertura da vagina e o ânus), no ânus, ao redor da vagina ou no colo uterino.

O Câncer de colo de útero pode ser prevenido?

VERDADE: fazendo o exame preventivo (de Papanicolaou ou citopatológico), que pode detectar as lesões precursora.(3)

 

O Janeiro Verde é uma Campanha de conscientização a respeito do câncer de colo do útero. Tem como objetivo a prevenção, o incentivo a realização de exames e tratamento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O Câncer do colo do útero, também chamado de Câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano-HPV (chamados de tipos oncogênicos). O HPV, na maioria das pessoas não apresenta sintomas. Porém podem surgir: Lesões Clínicas, (verrugas na região genital e no ânus e lesões Subclínicas (não visíveis a olho Nu).

O Câncer de Colo de útero, pode ser diagnosticado durante exames de rotina, e quando o tratamento é no início as chances de cura são de 80% a 90%. (1)

O QUE AUMENTA O RISCO?

Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros;

Tabagismo (depende da quantidade de cigarros);

Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.(1)

COMO PREVENIR?

Camisinha masculina ou feminina – durante a relação sexual com penetração, protege parcialmente do contágio pelo HPV, o câncer também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal;

Vacinação contra o HPV – é realizada nas Unidades Básicas de Saúde para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;

Exame Citológico-exame ginecológico que consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que pode indicar o HPV.

SINAIS E SINTOMAS:

Câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Em estágios avançados pode apresentar sangramento vaginal, secreção vaginal anormal e dor abdominal com sintomas urinários ou intestinais.(1)

DIAGNÓSTICO:

EXAME PÉLVICO E HISTÓRIA CLÍNICA: exame da vagina, colo do útero, útero, ovário e reto, examinando com espéculo, toque vaginal e toque retal;

EXAME PREVENTIVO: Papanicolau;

COLPOSCOPIA: exame realizado através do aparelho colposcópio que permite visualizar vagina e colo do útero;

Biópsia: deve ser realizada quando o resultado do exame preventivo detectar células anormais.(2)

TRATAMENTO:

O tipo de Tratamento é realizado de acordo com o estágio da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos.

Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia.(1)

 

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO TEM CURA.

A PREVENÇÃO É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO

 

REFERÊNCIAS:

1.Brasil. Ministério da Saúde. Governo Federal. INCA – Instituto Nacional de Câncer. Atualizado em: 18/11/2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-câncer/cancer-de-colo-do-útero>.

2.Brasil, Ministério da Saúde. Governo Federal. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/cancer-do-colo-do-utero>.

3.Brasil, Oncoclinica. Atualizado em: 22/01/2021. Disponível em: <https://oncoclinica.med.br/leitura/mitos-e-verdades-sobre-cancer-do-colo-do-utero-e-hpv>