SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

* Vanessa Tavares de Gois Santos  – Teleconsultora odontóloga – Núcleo de Telessaúde Sergipe
 

Você sabia?

 

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno! (1)

 

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:

– realização de palestras e eventos;

– divulgação nas diversas mídias;

– reuniões com a comunidade;

– ações de divulgação em espaços públicos;

– iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada (1).

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, algumas ações virtuais estão sendo planejadas pelos Estados, tais como “mamaços virtuais” e palestras sobre temas como cultura de apoio ao aleitamento materno, dificuldades na amamentação, doação de leite, etc (2).

Os eventos alusivos a Semana do Aleitamento Materno em Sergipe vão ocorrer por meio das redes sociais. Palestras contarão com profissionais e incentivadores do aleitamento materno no Estado.

Os benefícios do leite materno são inúmeros. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração (1).

Embora a amamentação tenha aumentado em muitos países das Américas, ainda há muito a ser feito para otimizar as práticas de amamentação. Na maioria dos países da região, menos da metade dos bebês começam a mamar durante sua primeira hora de vida, como recomendado pela Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde. O aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses, também recomendado pela organização, é bastante baixo, entre 8% e 64% dos bebês, na média em diferentes países da América Latina (3).

A amamentação é a intervenção preventiva mais eficaz que existe para evitar mortes de crianças menores de cinco anos. Cerca de 20% de morte neonatal (menos de um mês de vida) poderiam ser prevenidas se todos os recém nascidos começarem a receber leite materno durante sua primeira hora de nascido (3).

Apoiar a amamentação é uma responsabilidade de todos. Deve-se haver condições propícias para que mães alimentem seus bebês. Todos os setores da sociedade devem criar ambientes que apoiem a amamentação, incluindo locais de trabalho, parques, transporte público, serviços de saúde e outros locais fora de casa, onde as mães de crianças pequenas desenvolvem suas vidas rotineiramente (4).

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas (1).

 

“Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável” 

 

REFERÊNCIAS:

  1. 1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. Notícias. Mês do Aleitamento Materno no Brasil e Semana Mundial da Amamentação. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3258-mes-do-aleitamento-materno-no-brasil-e-semana-mundial-da-amamentacao
  2.  
  3. 2. BRASIL. Governo do Estado do Ceará. Notícias. HRN promove mamaço virtual durante Semana Mundial da Amamentação. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/08/03/hrn-promove-mamaco-virtual-durante-semana-mundial-de-amamentacao/
  4.  
  5. 3. OPAS. Organização Pan Americana de Saúde. Semana Mundial do Aleitamento Materno tem início em 1º de agosto  Disponível em: https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=113:semana-mundial-do-aleitamento-materno-tem-inicio-em-1o-de-agosto&Itemid=183&lang=pt
  6.  
  7. 4. OPAS. Organização Pan Americana de Saúde. Apoiar a amamentação é responsabilidade de todos.
  8.  Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=5729:2011-paho-supporting-breastfeeding-everyones-responsibility&Itemid=1926&lang=es