20/03 – Dia Mundial Saúde Bucal

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Ana Gardênia Alves Santos e Silva - Teleconsultora Médica 

Você sabia?
O Dia Mundial da Saúde Bucal foi declarado pela primeira vez em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI), a data foi escolhida para aumentar a conscientização global sobre a prevenção e o controle de doenças bucais. Para o período 2021-2023 o tema será: “Tem orgulho de tua boca”, com a intenção de que as pessoas valorizem e cuidem de sua saúde bucal, destacando como uma boca saudável tem reflexo na saúde integral e na qualidade de vida.

O tema desse ano Be Proud of Your Mouth” (Tem orgulho da tua boca) alerta a população para a importância da saúde bucal para a saúde integral, desde a infância até os idosos. A intenção é também lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas, isto porque uma boa saúde bucal tem um impacto positivo na sua saúde geral, bem-estar e qualidade de vida. É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais. (7)

 

Segundo dados da Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população mundial irá sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas. Os problemas mais comuns são cáries, doenças periodontais e na forma mais grave, câncer oral. Muitos desses problemas podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados bucais diários. (6)

 

No Brasil, a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (2010) alertam que na idade de 12 anos, o índice de cárie é de 56%. Entre os adultos, cabe destacar a uma importantíssima inversão de tendência: as extrações de dentes vêm cedendo espaço aos tratamentos restauradores. (3,4)

 

É preciso cuidar da saúde da boca, pois dela depende a nutrição do organismo. Além disso, estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. (2)

 

Por isso, bons hábitos de higiene bucal (escovar os dentes, no mínimo três vezes ao dia e sempre após as refeições, utilizar fio dental diariamente e visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista, seguindo suas orientações) são hábitos essenciais para manter a saúde bucal. (1)

 

A Atenção Primária (APS), por meio das Unidades Básicas de Saúde, Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal, é uma das portas de entrada do indivíduo com necessidade de cuidado em saúde bucal, cujas ações são centradas em um modelo de atenção integral à saúde, onde haja a incorporação progressiva de ações de promoção e de proteção, ao lado daquelas propriamente ditas de recuperação.(5)

Referências Bibliográficas

  1. 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal – Cadernos de Atenção Básica, n. 17. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad17.pdf (acessado em: 09/02/2022)
  2. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal. Cartilha: Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 12 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mantenha_sorriso_fazendo_higiene_bucal.pdf (acessado em: 09/02/2022)
  3. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 116 p.
  4. 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2004
  5. 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004
  6. 6. World Dental Federation (FDI). https://www.fdiworlddental.org/ (acessado em: 07/03/2022)
  7. 7. World Oral Health Day. https://www.worldoralhealthday.org/ (acessado em: 07/03/2022)