Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento
Por: Vanessa Tavares de Gois Santos - Teleconsultora Odontóloga 

Você sabia?
A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até o ano de 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com obesidade no mundo (1)

 

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, caracterizada por um índice de massa corporal ou IMC igual ou acima de 30. *(Calcule seu IMC em: https://www.programasaudefacil.com.br/calculadora-de-imc) (2).

Trata-se de uma doença crônica. Acomete o indivíduo causando diversos males à sua saúde, desde diabetes a problemas cardiovasculares, condições denominadas pelos especialistas como comorbidades. Um processo inflamatório constante no organismo é instalado quando há excessiva gordura corporal (3).

Diversos fatores podem ser enumerados como coadjuvantes na condição de obesidade, são eles: fatores genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos – e, assim como o excesso de peso e/ou somado a ele, aumenta o risco para desenvolver diversas outras doenças crônicas não transmissíveis (cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cânceres, dentre outras) (1). 

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi instituído pela Lei nº 11.721/2.008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir a obesidade (4).

O Brasil tem mais de um quarto da sua população adulta caracterizada com o perfil de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em outubro de 2020. 

Esses dados refletem que 61,7% dessa população estava com excesso de peso. Entre 2002 e 2003, esse percentual era 43,3%. Dentre os adolescentes, um em cada cinco entre 15 e 17 anos estava com excesso de peso (6,7% dos adolescentes sofrem com a doença). 

Ainda de acordo com os números divulgados, 26,8% dos cidadãos brasileiros acima de 20 anos são considerados obesos (1,5).

Diante desse cenário preocupante em relação ao aumento dos índices da obesidade, somado ao atual cenário da pandemia de Covid-19, visto que a obesidade é o segundo fator de risco para infecção pelo novo Coronavírus, ficando atrás apenas do fator idade; autoridades sanitárias e promotoras de prevenção e educação em saúde, buscam chamar atenção para o problema e estimular medidas para enfrentamento da doença de forma multidisciplinar (1).

A má alimentação, sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos são fatores que contribuem para a obesidade e o excesso de peso. O tratamento ideal deve ser constituído por etapas como mudança de hábitos, reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos. A adoção de hábitos saudáveis pode evitar o excesso de peso e as enfermidades desencadeadas pela obesidade (1).

Procure auxílio profissional para iniciar mudanças de hábitos. Orientação em saúde sempre é bem-vinda. Às vezes o problema não pode ser enfrentado sozinho. Cuide-se e aproveite sua saúde da melhor forma possível!

 

“Dia 11 de outubro – Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade”!

 

REFERÊNCIAS: 

  1. 1.BRASIL. Ministério da Saúde. ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Notícias ANS. Dia Mundial da Obesidade: ANS alerta para importância da coordenação do cuidado e da prevenção.Disponível em: https://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/6219-dia-mundial-da-obesidade-ans-alerta-para-importancia-da-coordenacao-do-cuidado-e-da-prevencao
  2. 2.Programa Saúde Fácil. Calculadora do Índice de Massa Corporal – IMC. Disponível em: https://www.programasaudefacil.com.br/calculadora-de-imc
  3. 3.Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. Notícias. Obesidade e sobrepeso. Disponível em: https://abeso.org.br/conceitos/obesidade-e-sobrepeso/
  4. 4.BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde – BVS – Atenção Primária em Saúde. Notícias. 11/10 – Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/11-10-dia-mundial-da-obesidade-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade-2/#:~:text=IN%C3%8DCIO-,11%2F10%20%E2%80%93%20Dia%20Mundial%20da%20Obesidade%20e%20Dia,Nacional%20de%20Preven%C3%A7%C3%A3o%20da%20Obesidade
  5. 5.BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Agência IBGE – notícias. Pesquisa Nacional de Saúde. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29204-um-em-cada-quatro-adultos-do-pais-estava-obeso-em-2019