VOCÊ SABIA?
NO DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL GERALMENTE SÃO REALIZADAS NO BRASIL, AÇÕES QUE PRETENDEM DIMINUIR OS ÍNDICES DE CÁRIE, DOENÇAS PERIODONTAIS (DA GENGIVA E TECIDOS ÓSSEOS), PERDA DOS DENTES E, AUTO-EXAMES PARA DETECÇÃO DE LESÕES PRECOCES. O OBJETIVO DA DATA É REFORÇAR OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA SAÚDE BUCAL! (1)
Instituída pela lei nº 10.465/2.002, esta data comemorativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde bucal. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde (2).
Os cuidados com os dentes, gengiva e mucosa bucal (área da bochecha) são importantes porque podem interferir na capacidade de as pessoas realizarem atividades como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança nelas mesmas. Essa data também é uma oportunidade de incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir o número de indivíduos com doenças bucais (1).
De acordo com dados nacionais em saúde bucal, os projetos SB Brasil 2003 e 2010, houve melhorias nas condições de saúde bucal relacionadas à cárie dentária aos 12 anos no país (2,3). Porém, a análise dos dados do projeto SB Brasil 2010 permite afirmar que o número de dentes perdidos, cariados e obturados dobrou dos 12 para os 15-19 anos de idade (3,4).
Os dentistas podem esclarecer a população a respeito, por exemplo, da importância da alimentação saudável e dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde bucal. Pode, ainda, trazer informações sobre como os hábitos do cotidiano podem influenciar e melhorar a saúde geral e, por fim a vida das pessoas (5).
Hábitos simples como escovar os dentes e usar fio dental, podem ser repassados aos indivíduos, seja de forma individual como em uma consulta, seja de forma coletiva, como em uma palestra, por exemplo. A maioria da população vai à consulta odontológica quando sente algum tipo de dor ou incômodo na cavidade oral. O hábito de consultar o cirurgião-dentista apenas de forma preventiva ainda acontece pouco.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação (2).
Se você tem mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade (2).
Assim, recomendamos: boa higiene, cuidados com a saúde geral, observação regular da boca (auto-exame) e consulta frequente ao dentista. Cuide da sua saúde bucal, cuide de você!!!
REFERÊNCIAS
- Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD. Notícia disponível em: http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/809/em-foco/20-03-2017/dia-mundial-da-saude-bucal
- BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Notícias. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2531-25-10-dia-nacional-da-saude-bucal
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, S.A.S. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAUDE, S.A.S. Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa nacional de saúde bucal – resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
- Castro COC, Oliveira KS, Carvalho RB, Garbin CAS, Santos, KT. Programas de educação e prevenção em saúde bucal nas escolas: análise crítica de publicações nacionais. Odontol Clín Cient. 2012; 11 (1): 51-56.