DIA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

Posted on Posted in Pílulas do Conhecimento

VOCÊ SABIA?

NO DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL GERALMENTE SÃO REALIZADAS NO BRASIL, AÇÕES QUE PRETENDEM DIMINUIR OS ÍNDICES DE CÁRIE, DOENÇAS PERIODONTAIS (DA GENGIVA E TECIDOS ÓSSEOS), PERDA DOS DENTES E, AUTO-EXAMES PARA DETECÇÃO DE LESÕES PRECOCES. O OBJETIVO DA DATA É REFORÇAR OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA SAÚDE BUCAL! (1)

 

     Instituída pela lei nº 10.465/2.002, esta data comemorativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde bucal. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde (2).

     Os cuidados com os dentes, gengiva e mucosa bucal (área da bochecha) são importantes porque podem interferir na capacidade de as pessoas  realizarem atividades como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança nelas mesmas. Essa data também é uma oportunidade de incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir o número de indivíduos com doenças bucais (1).

     De acordo com dados nacionais em saúde bucal, os projetos SB Brasil 2003 e 2010, houve melhorias nas condições de saúde bucal relacionadas à cárie dentária aos 12 anos no país (2,3). Porém, a análise dos dados do projeto SB Brasil 2010 permite afirmar que o número de dentes perdidos, cariados e obturados dobrou dos 12 para os 15-19 anos de idade (3,4).

     Os dentistas podem esclarecer a população a respeito, por exemplo, da importância da alimentação saudável e dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde bucal. Pode, ainda, trazer informações sobre como os hábitos do cotidiano podem influenciar e melhorar a saúde geral e, por fim a vida das pessoas (5).

     Hábitos simples como escovar os dentes e usar fio dental, podem ser repassados aos indivíduos, seja de forma individual como em uma consulta, seja de forma coletiva, como em uma palestra, por exemplo. A maioria da população vai à consulta odontológica quando sente algum tipo de dor ou incômodo na cavidade oral. O hábito de consultar o cirurgião-dentista apenas de forma preventiva ainda acontece pouco.

     Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação (2).

     Se você tem mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade (2).

     Assim, recomendamos: boa higiene, cuidados com a saúde geral, observação regular da boca (auto-exame) e consulta frequente ao dentista. Cuide da sua saúde bucal, cuide de você!!!

 

 

REFERÊNCIAS

  1. Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD. Notícia disponível em: http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/809/em-foco/20-03-2017/dia-mundial-da-saude-bucal
  2. BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Notícias. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2531-25-10-dia-nacional-da-saude-bucal
  3. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, S.A.S. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
  4. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAUDE, S.A.S. Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa nacional de saúde bucal – resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
  5. Castro COC, Oliveira KS, Carvalho RB, Garbin CAS, Santos, KT. Programas de educação e prevenção em saúde bucal nas escolas: análise crítica de publicações nacionais. Odontol Clín Cient. 2012; 11 (1): 51-56.